Saúde do Recife atualiza profissionais de urgência sobre intubação orotraqueal
Manobra é utilizada no atendimento emergencial a problemas como parada cardíaca e infarto agudo do miocárdio
Por Larissa Correia
Médicos que atuam na urgência da Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, em Casa Amarela, participarão, nesta quarta-feira (16), das 15h às 18h de um curso sobre vias aéreas avançadas no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu Recife), que fica na Rua Manoel Borba, 951, na Boa Vista.
A sensibilização abordará ventilação mecânica na emergência e cuidados avançados na intubação orotraqueal. O treinamento é teórico e prático e oferece atualização em manobras que necessitam de habilidade por parte do profissional de saúde.
“A intubação orotraqueal é usada no atendimento de problemas como infecção com sepse, parada cardíaca, infarto agudo do miocárdio e doenças respiratórias em geral, a exemplo de enfisema e embolia pulmonar. Essas não são as maiores demandas das nossas unidades, mas exigem urgência por oferecerem risco imediato à vida. Se não forem realizadas adequadamente, elas podem gerar sequelas”, explicou Sérgio Murilo Fernandes, coordenador médico do NEP.