NOTÍCIAS

| 16.05.12 - 17h12

Secretaria de Saúde realiza ações no Dia Nacional das Hepatites Virais

No Recife foram registrados 151 casos da doença em 2011. Em 2010 apenas 47 pessoas contraíram o vírus

Por Adalberto Junior

A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta quinta-feira (17) várias ações para lembrar o Dia Nacional de Combate às Hepatites Virais. A partir das 8h, os frequentadores do Parque da Jaqueira, Zona Noroeste do Município, poderão realizar o teste rápido para a hepatite C, doença silenciosa que inflama o fígado transmitido através do contato com sangue contaminado. A ação é uma iniciativa da Coordenação Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais em parceria com o Núcleo de Apoio aos Portadores de Hepatites (NAPHE). No Recife foram registrados no ano passado 151 casos da doença, 104 a mais do que em 2010, quando 47 pessoas contraíram a doença.

Até às 17h, o público será informado sobre os perigos da doença, formas de contração e como se tratar em caso de contaminação. Na rede municipal de saúde, a população pode procurar os postos de saúde mais próximos ou o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, para solicitar o exame sorológico que identificará ou não o vírus da hepatite. “É preciso sensibilizar todos a respeito da doença já que ela mata mais que a Aids, mas muita gente não sabe disso”, disse a enfermeira sanitarista da secretaria e uma das coordenadoras do evento, Ayanne Barbosa.

Para a ação desta quinta, estão sendo aguardadas cerca de 500 pessoas para realizar o teste. O evento vai contar com o trabalho de profissionais capacitados da secretaria para a realização do exame, além de psicólogos do Naphe. Para participar, o interessado deve ser maior de idade e levar algum documento com foto.

Aqueles que realizarem o teste rápido e tiverem o resultado positivo, serão encaminhados para o Instituto do Fígado de Pernambuco que fica no Hospital Universitário Oswaldo Cruz. Automaticamente o tratamento será marcado e a direção do centro de saúde entrará em contato com o paciente para o comparecimento.

Ainda de acordo com Ayanne, a hepatite é uma enfermidade esquecida e precisa ser lembrada pelos órgãos públicos. “Essa doença é silenciosa. Quando alguém percebe que tem hepatite C já se passou uns 10 anos. Então é preciso mostrar a importância do diagnóstico precoce para que o paciente se trate antes que a doença evolua e assim possa evitar o pior”, disse.

Exame - consiste na coleta de sangue a partir de um furinho indolor no dedo. O resultado sai em 30 minutos e não é preciso estar de jejum. A infraestrutura do local do exame vai contar com duas salas, uma para a o exame e a outra para palestras onde serão também exibidos vídeos informativos aos que estarão esperando pelo resultado.

Quem deve fazer o teste?

  • Pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993;
  • Quem usou drogas injetáveis ou inaladas (mesmo que uma só vez);
  • Quem apresentar a taxa de enzimas transaminases elevadas;
  • Quem possui algum familiar infectado com alguma das hepatites virais B ou C;
  • Quem faz Hemodiálise é hemofílico ou HIV positivo;
  • Quem teve vários parceiros sexuais nos últimos 12 meses;
  • Quem possui alguma doença sexualmente transmissível:
  • Quem possui alguma tatuagem ou piercing;
  • Quem recebeu qualquer tipo de transplante de órgãos ou tecidos.