NOTÍCIAS

Cultura | 16.05.13 - 16h44

Reforma multiplicará por cinco a capacidade de atendimento de CAPS AD

CAPS passará de 20 para 100 pacientes atendidos por dia com os serviços de assistência social e reabilitação.
(Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

O Centro de Apoio Psicossocial Prof. René Ribeiro, em Afogados (Distrito V), multiplicará por cinco a sua capacidade de atendimento aos viciados em álcool e drogas após reforma iniciada, nesta quinta-feira (16), pela Prefeitura do Recife. Depois da intervenção, o CAPS AD de Afogados, como é conhecido, passará de 20 para 100 pacientes atendidos por dia com os serviços de assistência social e reabilitação. O prefeito Geraldo Julio esteve na unidade para acompanhar o início da obra e nomear seis profissionais de saúde para o quadro funcional do centro, sendo um clínico geral, um terapeuta ocupacional, dois psicólogos e dois assistentes sociais.

A obra será concluída em 120 dias. Nesse período, o atendimento oferecido à população não será interrompido. Os serviços a serem realizados pela PCR no equipamento incluirão a instalação de esquadrias, pisos e instalações elétrica e hidrossanitária.  O orçamento, inicialmente previsto em R$ 119,5 mil, foi ampliado durante a cerimônia, com o compromisso de extensão da reforma, que deverá incluir também melhorias no refeitório e na área de convivência dos pacientes.

Geraldo Julio reafirmou o compromisso da gestão com o segmento e destacou a importância das ações em Saúde Mental.  “O nosso governo vem se empenhando em prestar o melhor e mais amplo serviço de assistência às famílias e aos usuários de álcool e drogas”, pontuou o prefeito, citando outras ações do seu programa de governo já em curso, a exemplo da construção do primeiro Hospital da Mulher do Recife e de quatro Upinhas 24h.



O secretário de Saúde, Jaílson Correia, explicou a importância de sensibilizar o atendimento. “O nosso compromisso é com a ampliação e humanização do serviço que está sendo oferecido àqueles que vêm procurar apoio em nossas unidades”, afirmou Correia.

Representante dos pacientes do CAPS René Ribeiro, João Cerqueira se emocionou durante o início da reforma. Ele frisou a importância da ação. “Temos que dar apoio para todos os usuários que estão aí fora precisando voltar a ter uma vida normal e saudável”, comentou Cerqueira.

SERVIÇOS - O nome CAPS AD René Ribeiro é uma homenagem ao médico e antropólogo de substâncias psicoativas. O centro faz o trabalho de assistência e reabilitação dos usuários de álcool, crack e outras drogas, que recebem atendimentos médicos e psiquiátricos e participam de atividades terapêuticas, desenvolvidas por profissionais em terapia ocupacional, psicólogos e assistentes sociais; além de serem acompanhados por técnicos de referência.