NOTÍCIAS

Cultura | 16.05.14 - 20h03

Novos titulares para as secretarias de Juventude e Habitação

[caption id="attachment_45954" align="alignleft" width="680"] Romero Jatobá foi vice presidente da Empetur em 2011, no primeiro governo de Eduardo Campos. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

As duas pastas serão ocupadas por Jayme Asfora e Romero Jatobá, respectivamente. Também houve mudança na Fundação de Cultura

O prefeito Geraldo Julio escolheu o procurador do Estado Jayme Asfora para assumir, a partir de segunda-feira (19), a Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional, que estava sendo comandada interinamente pelo secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Antônio Alexandre, desde a saída de Marília Arraes. Jayme já foi procurador-geral adjunto do Estado, de 1999 a 2003, e presidente da Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), de 2003 a 2006.

Ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), seccional Pernambuco, também ocupou o cargo de conselheiro Federal da OAB nacional. Entre janeiro de 2013 e abril de 2014 exerceu mandato de vereador do Recife.

Para a Secretaria de Habitação, o prefeito nomeou o vereador Romero Jatobá. No primeiro mandato na Câmara, o novo secretário foi vice presidente da Empetur em 2011, no primeiro governo de Eduardo Campos, após oito meses como diretor de Operações do órgão. Entrou no governo do Estado em 2009, integrando a equipe da Secretaria Especial de Juventude e Emprego. Quem estava à frente da Secretaria de Habitação interinamente era o atual secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Victor Vieira.

"Escolhemos dois quadros bastante atuantes para comandar pastas importantes para o Recife. Jayme Asfora tem um histórico de luta pelos direitos humanos e tem um excelente diálogo com os grupos jovens. Romero permeou sua trajetória defendendo as causas populares. Tenho certeza que eles vão fazer um ótimo trabalho", destacou o prefeito Geraldo Julio.

Fundação de Cultura - A Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), braço executivo da Secretaria de Cultura, também tem novo gestor. No lugar de Roberto Lessa, assume a presidência do órgão o administrador de empresas Diego Rocha, que estava na vice-presidência da FCCR.

Formado também em Ciências da Computação, Diego é funcionário concursado do Governo do Estado, desde 2008, ligado à Agência de Tecnologia da Informação (ATI). Antes de integrar a gestão municipal, o dirigente atuou como secretário executivo da Secretaria de Administração do Estado, e como gerente Geral de Compras, Contratos e Licitações na mesma pasta.

Roberto Lessa, que estava à frente da Fundação desde o início da gestão Geraldo Julio, a partir de agora assume o cargo de secretário executivo na Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano do Recife.