NOTÍCIAS

Cultura | 16.05.14 - 09h55

Prefeitura reforça arborização nas vias do entorno da UFPE

[caption id="attachment_45914" align="alignleft" width="680"] Plantio de 160 árvores beneficiou a BR-101 e as avenidas Acadêmico Hélio Ramos e Professor Luiz Freire. (Foto: Luciano Ferreira/ PCR)[/caption]


As avenidas Acadêmico Hélio Ramos e Professor Luiz Freire, além das calçadas da BR-101, no entorno da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), estão mais arborizadas. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, concluiu, nesta quinta (15), o plantio de 160 árvores de médio e grande porte nas vias, que ganharam espécies como pau-brasil, ipê, cássia grande, pau pombo, craibeira e sibipiruna. O ato aconteceu na Professor Luiz Freire, entre o Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN) e o Comando da 7ª Região Militar.

"Esta região não é uma das mais carentes de verde, mas as calçadas estavam precisando de mais arborização. Nossa meta é chegar a 100 mil árvores plantadas até o final da gestão", afirma a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa. O coronel José Anchieta, chefe da Seção de Patrimônio e Meio Ambiente do Comando Militar, participou da ação. "As árvores vão melhorar a paisagem e gerar mais bem-estar para quem estuda e trabalha aqui", afirmou. No total, desde o ano passado, a Prefeitura do Recife já plantou mais de 16 mil unidades.

PRAV - A arborização está inserida no Projeto de Revitalização/Implantação de Áreas Verdes (PRAV), compensação estabelecida pelo Município para obras em setores de sustentabilidade ambiental ou em quadras limítrofes ao Parque dos Manguezais e dos cais da cidade. A mitigação está prevista em lei municipal (nº 16.243/96) e, nesse caso, se refere à construção de uma clínica de fisioterapia no Poço da Panela. Só este ano, foram 603 unidades plantadas pelo PRAV e a meta é chegar a 7 mil até dezembro.