NOTÍCIAS

Mulher | 16.05.15 - 23h58

Cinedebate promove discussão sobre a participação feminina no mundo dos esportes

Dentro da programação da Virada Esportiva, documentários relatam os desafios e superações das mulheres nas mais diversas modalidades

"Eu adorei esta iniciativa. É muito importante que as mulheres garantam o seu espaço nos esportes e a Prefeitura está de parabéns por promover este debate", afirmou a antropóloga Adélia Branco, após assistir ao documentário Mulheres Olímpicas, da cineasta Laiz Bodanzky, no cinedebate “Mulheres e Esporte: proibições, preconceitos, desafios e superações”, promovido pela Secretaria da Mulher do Recife, dentro da programação da Virada Esportiva e Paraesportiva, neste sábado (16). A exibição aconteceu no auditório da Caixa Cultural, no Bairro do Recife, com sessões às 16h e às 19h. 

O documentário retrata, através de depoimentos, as atletas e ex-atletas que participaram de diversas olimpíadas e trouxeram medalhas de ouro para o Brasil. Preconceitos, machismo, assédio sexual e falta de patrocínio marcam o depoimento de todas nas mais diversas modalidades. No entanto, o filme também relata os talentos e potencialidades femininas em áreas que eram consideradas masculinas, como o futebol e o boxe. No evento, também foi exibido o documentário Mulheres em Campo, uma produção do Museu da Cidade do Recife, que relata as superações das atletas para jogarem futebol.