NOTÍCIAS

Defesa Civil | 16.05.15 - 15h10

Prefeito acompanha mutirão da Operação Inverno em Sítio dos Pintos

img_alt

O gestor municipal esteve no Córrego da Fortuna, na manhã deste sábado (16), para vistoriar a ação. Ao todo, 36 mutirões já foram realizados para garantir a segurança dos recifenses durante o período chuvoso. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)

 

Este sábado (16) foi mais um dia de trabalho para a equipe da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), da Prefeitura do Recife. Mais cinco localidades de risco receberam mutirões da Operação Inverno 2015, que teve início em março deste ano, com o objetivo de prevenir e minimizar danos nessas áreas nos períodos chuvosos. O prefeito Geraldo Julio acompanhou, na manhã de hoje, a ação no Córrego da Fortuna, localizado no bairro de Sítio dos Pintos, que recebeu serviços de limpeza, colocação de lonas plásticas, remoção de entulhos, ações de monitoramento, capinação e roçagem.

"Esta é uma ação muito importante, sobretudo pra quem mora nas áreas de encostas. Estamos já no sétimo sábado de mutirão, já realizamos mais de 22 mil vistorias, alcançamos 6 mil pontos de lonas colocados na cidade, tudo isso pra termos um inverno mais seguro para a população. Tem muita gente no Recife que mora em área de morro e o mutirão traz diversos serviços que minimizam os riscos nessas localidades", garantiu o prefeito Geraldo Julio.

Também neste sábado, mais quatro localidades receberam a Operação Inverno 2015, foram elas:UR-10, na Cohab; Alto Jardim Progresso, em Nova Descoberta; Rosa Selvagem (Jardim Teresópolis 2), na Várzea;  e Córrego do Deodato, em Água Fria. Durante as atividades, que aconteceram das 8h às 12h, foram feitos todos os serviços para minimizar a vulnerabilidade nas comunidades, além de orientações e capacitações por instrutores da Sedec para ampliar a percepção de riscos dessas áreas.

Marinez Batista, moradora do Córrego da Fortuna, comentou a importância do mutirão para quem mora no local. "Muito bom esse trabalho porque estamos vendo as pessoas nos ajudando, principalmente com a contenção das barreiras, podação dos galhos, árvores. A gente que mora por essas áreas não deixa de se preocupar, e agora podemos nos sentir mais seguros, porque existem profissionais capacitados que sabem o que estão fazendo perto da gente, nos orientando. O prefeito veio aqui pessoalmente e falou com os moradores e garantiu que o serviço vai continuar sendo feito. Eu estou vendo, eu acredito", declarou a dona de casa.
 
A realização de mutirões é uma parte importante do trabalho de prevenção para o período chuvoso. Com esse trabalho, a Sedec busca ampliar a percepção de riscos nas comunidades e minimizar as vulnerabilidades dessas áreas. Ao todo, 36 mutirões da Operação Inverno 2015 já foram realizados em diferentes localidades.

OPERAÇÃO INVERNO – Em dois meses de atuação da Operação Inverno 2015, a Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec) já realizou mais de 22.574 vistorias técnicas para monitorar a situação dos imóveis situados nas áreas de risco da cidade. Para reduzir o impacto da chuva e, assim, evitar ocorrências, mais de 6 mil pontos de risco já foram cobertos com lonas plásticas. Além disso, a Sedec realizou 164 palestras educativas em escolas municipais e mais de 10.612 residências foram visitadas com o objetivo de conscientizar a população sobre as práticas seguras que devem ser adotadas de modo a evitar acidentes durante o período chuvoso. Todo esse trabalho preventivo vem sendo realizado desde o começo do ano e tem sido intensificado desde que a Operação Inverno 2015 foi deflagrada, em meados de março.