Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 16.05.17 - 19h41

PCR lança Jogos Escolares do Recife para estudantes da rede municipal

img_alt

As competições de futsal, handebol, voleibol, atletismo, queimado, badminton e natação começam em setembro, enquanto os festivais preparativos já terão início na nesta quinta. (Foto: Marcos Pastich/PCR)


Estudantes de escolas municipais do Recife já podem começar os treinos e alongamentos para os Jogos Escolares 2017. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria de Educação do Recife, lançou, nesta terça-feira (16), as atividades que garantem o entrosamento e a interação entre estudantes da rede.  Os jogos fazem parte do Programa de Esporte Educacional, que também foi lançado nesta tarde, com o objetivo fortalecer o esporte como ferramenta de inclusão social através de capacitações, festivais e diversas outras ações.

"Essas ações garantem o direito fundamental ao esporte e ao lazer, promovendo interação social e a troca de experiências entre jovens. Elas são também uma oportunidade de fomentar a prática regular de atividade esportiva na rede municipal, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida por meio da elevação da autoestima e ampliação das relações sociais", afirmou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

Os Jogos Escolares do Recife são uma etapa eliminatória que classifica as equipes para participação dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEP's) e, consequentemente, para os Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Para preparar os alunos do 6º ao 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental para os Jogos Escolares do Recife que acontecerão em setembro, serão realizados, a partir da próxima quinta-feira (18), seis festivais com atividades esportivas nas seis Regiões Político Administrativas (RPAs) da cidade.

As modalidades ofertadas serão as mesmas dos Jogos Escolares: futsal, handebol, voleibol, atletismo, queimado, badminton e natação. O primeiro festival será no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, enquanto o último será no dia 22 de junho, no Centro Social Urbano (CSU) Bido Krause. Os alunos vivenciarão todas as modalidades previstas para cada festival, em formato de rodízio, de acordo com a estrutura oferecida em cada local.

"Sou a prova de que o esporte muda a vida de uma pessoa. Acredito que esse tipo de ação é uma oportunidade que teremos de descobrir e desenvolver novos talentos, fomentar o desporto e plantar um futuro melhor. Muitos atletas trazem suas histórias de início no esporte através das escolas. Então, estamos trazendo mais essa opção de participação e inclusão aos nossos alunos", afirmou a secretaria executiva de Esportes do Recife, Yane Marques.

Encerrado o festival, os estudantes poderão se inscrever para os Jogos Escolares de 1 a 31 de agosto. As competições oficiais acontecem entre setembro e novembro. Os jogos contam com as categorias Pré-Mirim (10 a 11 anos), Mirim (12 a 14 anos), Infantil (15 a 17 anos) e Pessoas com Deficiência (estudantes a partir dos 10 anos). Os Jogos estarão disponíveis para todos os estudantes das 36 escolas municipais que têm turmas de Anos Finais do Ensino Fundamental. A expectativa é que 1.500 mil alunos participem.

PROGRAMA - O Programa de Esporte Educacional, que vai desenvolver o intercâmbio socioesportivo e cultural entre as escolas da rede municipal de ensino do Recife, vai garantir ainda a realização de três cursos de formação em esporte educacional para cerca de 100 professores e gestores da rede municipal, em parceria com a Secretaria de Educação do Recife e com o Instituto Esporte Educação (IEE), da ex-atleta da Seleção Brasileira de Vôlei Ana Moser.

"As formações visam motivar os docentes e atualizá-los sobre as diretrizes da educação física e da iniciação esportiva. Os participantes também receberão kits esportivos para que deem continuidade, em sala de aula, às vivências de iniciação esportiva sugeridas na formação", destacou o secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo.

CRONOGRAMA DOS FESTIVAIS

18/05 - 1º Festival de Jogos Escolares no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha (RPA 2), das 8h às 13h;

25/05 - 2º Festival de Jogos Escolares no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro (RPA 4), das  8h às 13h;

31/05 - 3º Festival de Jogos Escolares no Sport Clube do Recife, na Ilha do Retiro (RPA 1), das 8h às 13h;

08/06 - 4º Festival de Jogos Escolares na Uninassau, na Boa Vista (RPA 3), das 8h às 13h;

14/06 - 5º Festival de Jogos Escolares no Geraldão, na Imbiribeira (RPA 6), das 8h às 13h;

22/06 - 6º Festival de Jogos Escolares no Centro Social Bidu Krause, Totó (RPA 5), 8h às 13h;


JOGOS ESCOLARES

01/08 a 31/08 - Período de inscrições para os Jogos Escolares do Recife

21/09 - Cerimônia de abertura dos Jogos Escolares

25/09 a 28/11 - Competições dos Jogos Escolares