Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 16.05.22 - 11h48

Dia Internacional da Reciclagem é marcado com coleta de resíduos eletrônicos

A ação, apoiada pela Prefeitura do Recife,  acontecerá nos dias 17 a 19 de maio no Plaza Shopping e, a cada dois itens entregues, o cidadão receberá em troca uma muda de planta ou uma garrafinha de 300 ml de biofertilizante.

Para conscientizar a população sobre o descarte incorreto do lixo eletrônico, o Plaza Shopping, em parceria com a Prefeitura do Recife,  promove, de 17 a 19 de maio, das 12h às 18h, a coleta de eletrônicos para destinar corretamente o material.  A iniciativa tem o intuito de celebrar o Dia Internacional da Reciclagem, comemorado em 17 de maio.

A ação do Shopping Plaza acontecerá no piso E1 do edifício garagem. A cada dois itens entregues, o cidadão receberá em troca uma muda de planta (ornamental ou medicinal), produzida no Jardim Botânico do Recife,  ou uma garrafinha de 300 ml de biofertilizante. A ONG Sempre Viva Social, que realiza ações assistenciais, desenvolve projetos socioambientais e promove a profissionalização das pessoas, será beneficiada. O ponto de coleta receberá resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos, como: CPUs, notebooks, nobreak, estabilizadores, monitores, fontes, HDs, cabos de força, eletrodomésticos, carregadores, celulares, tablets, impressoras, leitores de CD/DVD, placas e lâmpadas de led, entre outros materiais.

Muitas substâncias contidas nos eletrônicos podem permanecer no solo por séculos, contaminando o meio ambiente, enquanto alguns materiais nobres como ouro, prata, cobre, platina e metais raros são difíceis de se conseguir na natureza e podem ser reutilizados para fabricar outros eletrônicos. Além de contar com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, que vai fornecer mudas através do Jardim Botânico; a ação conta ainda com o apoio da a Saga Consultoria, que vai dar todo apoio logístico no transporte das mudas, coleta, tratamento e destinação final dos resíduos eletrônicos. A empresa vai reverter os créditos para a ONG Sempre Viva.