Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 16.05.22 - 19h29

Recife realiza a 15ª Conferência Municipal de Saúde, a partir desta terça-feira (17)

img_alt

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife, inicia, nesta terça-feira (17), a 15ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Com o tema “Democracia, direito à saúde e participação social: desafios para o SUS Recife num cenário de subfinanciamento do sistema”, o evento, que será no Centro de Eventos Recife, na Faculdade Pernambucana de Saúde, na Imbiribeira, tem como objetivo discutir, propor e elaborar diretrizes que subsidiará a elaboração do Plano Municipal de Saúde (PMS) para o próximo quadriênio (2022-2025), além de debater as prioridades para a atuação da gestão nos ano de governo.

 

O evento, que começou a ser moldado desde novembro de 2021 com a realização das plenárias microrregionais, vai contar com 404 delegados, entre eleitos, natos e indicados, para concluir as discussões e aprovar as propostas dos usuários de todas as Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife. Todos os participantes foram escolhidos através de eleição. O CMS-Recife ainda abriu 61 vagas online para observadores no dia 20 de abril, mas todas se esgotaram em apenas três minutos.

 

Este ano, devido ao avanço da vacinação contra covid-19 e a queda no número de casos na cidade, a 15ª Conferência se dará de forma presencial. Essa definição foi aprovada pelo plenário do CMS, mas sempre adotando as medidas necessárias para garantir uma maior segurança para todos os participantes e, assim, garantir êxito deste evento que é a instância máxima do Controle Social.

 

Para chegar à 15ª Conferência Municipal, foram realizadas 24 plenárias microrregionais, entre usuários e trabalhadores, onde puderam enriquecer o debate e contribuir para o fortalecimento do Controle Social na capital pernambucana, discutindo temas de interesse para melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados à população.

 

Durante os meses de abril e maio de 2022, na segunda fase do processo de preparação da conferência, foram realizadas oito plenárias Distritais, uma por Distrito Sanitário. Os participantes se reuniram a fim de aprofundar as discussões iniciadas nas etapas de micro e elencar propostas que estarão para aprovação da etapa municipal e eleger os delegados que participarão dos três dias da Conferência Municipal.

 

A etapa Distrital foi dividida em sete eixos temáticos, formando o documento base que será debatido na fase Municipal. São eles: Atenção Básica; Atenção Especializada; Vigilância à Saúde; Assistência Farmacêutica; Gestão do Trabalho e Educação em Saúde; Gestão, Inovação tecnológica e Financiamento em saúde; Transparência pública e Controle Social.