Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 16.05.23 - 11h25

Secretaria de Saúde do Recife arrecada potes de vidro para doação de leite humano

img_alt

O material, que deve ser do tipo de café solúvel com tampa plástica rosqueável, pode ser deixado em qualquer uma das mais de 150 unidades da Rede Municipal de Saúde. (Divulgação/Sesau Recife)

 

O Dia Mundial da Doação de Leite Humano é celebrado em 19 de maio. E, para marcar a data, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife realiza uma campanha para arrecadar potes de vidro, necessários para armazenamento do leite a ser doado. O material pode ser deixado em qualquer uma das mais de 150 unidades da Rede Municipal de Saúde, inclusive nas quatro maternidades municipais. A lista dos locais por ser conferida neste link: https://bit.ly/431H9IZ. Esse ano, as ações seguem o tema "Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: Doe leite materno", proposto pela Rede Global de Bancos de Leite Humano.

Qualquer pessoa pode doar as embalagens, que precisam ser de vidro e possuir tampa rosqueável de plástico – como os vidros de embalagens de café solúvel, por exemplo. Esse requisito se deve à resistência desse tipo de recipiente aos processos de esterilização, necessários para armazenar leite humano. Os frascos coletados serão levados para os Bancos de Leite Humano do município. 

Além disso, ao longo da Semana Municipal de Doação de Leite Humano, em algumas unidades de saúde dos oito Distritos Sanitários da cidade também estão sendo realizadas atividades com os usuários e profissionais como forma de orientar a população acerca da importância deste ato e estimular a doação do alimento por parte das mulheres que estão no período de amamentação. Já no dia 25 de maio, das 14h às 17h, será realizado o  III Webinário Municipal de Doação de Leite Humano e Proteção do Aleitamento Materno, que será transmitido pelo Google Meet.

“É muito importante estimular a doação de leite humano e também os fracos que armazenam este alimento. Os bebês que são beneficiados com esse ato são prematuros e possuem dificuldades para se alimentar diretamente no seio da mãe. É realmente uma ajuda para salvar vidas”, reforça a coordenadora de Aleitamento Materno do Recife, Lúcia Trajano. 

DOAÇÃO - As quatro maternidades municipais (Arnaldo Marques, Bandeira Filho, Barros Lima e Hospital da Mulher) recebem doação de leite humano, e duas possuem banco de leite: o Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, e a Maternidade Bandeira Filho, em Afogados. Estes dois últimos têm certificação Ouro concedida pela Rede Global de Bancos de Leite Humano pelo controle de qualidade do alimento.

Quem quiser doar leite humano na Maternidade Bandeira Filho, deve entrar em contato pelo número 3355-2235, para receber as orientações. O banco do HMR funciona 24 horas por dia para atendimento aos recém-nascidos. Já para informações, o funcionamento é das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira, pelo número 2011-0174, através do qual são esclarecidas questões como ordenha, armazenamento e transporte do leite humano. 

Para ser doadora de leite, a pessoa precisa se encaixar em alguns critérios: é preciso ter hábitos saudáveis, não tomar medicamentos que interfiram na amamentação, não consumir drogas lícitas e nem ilícitas, e ter excedente de leite. Antes de chegar às mãos de outras mulheres, o leite passa por um conjunto de exames e procedimentos, com processo de seleção, classificação, testes de acidez e nutrientes. Em seguida, é feita a pasteurização e o controle final de qualidade que certifica todo o processo. Cada litro alimenta dez crianças por dia, dependendo do peso do prematuro.

 

DATA - O dia 19 de maio foi instituído como Dia Nacional de Doação de Leite Humano pela lei nº 13.227 de 28/12/2015. Este dia é um momento especial para os BLH's e Postos de Coleta de Leite Humano, pois tem por finalidade sensibilizar a população da importância da doação de leite humano, proteção e promoção do aleitamento, bem como fazer a divulgação dos BLH's e Postos de Coleta nos Estados e Municípios.