Prefeito entrega obras de infraestrutura em Santo Amaro
Pacote de obras no entorno do Canal de Santa Terezinha vai melhorar a mobilidade no bairro e evitar alagamentos no período de chuvas
Foi com muita alegria que a comunidade no entorno do Canal de Santa Terezinha recebeu, neste sábado (16), o prefeito João da Costa, secretariado municipal e vereadores. O gestor inaugurou a primeira intervenção de um conjunto de obras de infraestrutura do programa Canais do Recife. A comunidade do bairro de Santo Amaro, localidade onde foram promovidos revestimento do Canal de Santa Terezinha e urbanização da área de entorno, foi contemplada com pacote de obras com investimento de R$ 2,2 milhões.
O prefeito João da Costa destacou que o sábado era de celebração e que estava dividindo a alegria das pessoas com a entrega da obra que melhora a mobilidade e qualidade de vida dos moradores. “O Canal de Santa Terezinha era uma reinvindicação antiga, uma luta dos moradores e que agora já se percebe a diferença na vida do bairro de Santo Amaro. É preciso ter governo que atenda o pleito das comunidades e a prova disso é o OP. O povo elege suas prioridades e nós atendemos”, destacou.
O conjunto de intervenções transformou a área de entorno do Canal, que antes sofria com alagamentos e enchentes provocados em período chuvoso. O sistema de drenagem foi revestido ao longo de 420 metros em concreto armado, melhorando a vazão das águas, e deixando o local com menos possibilidades de alagar com chuva intensa. O revestimento ainda facilitará a limpeza e manutenção do canal, que sofre com o despejo irregular de lixo.
A presidente da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Débora Mendes, que acompanhou de perto o andamento da obra, estava satisfeita com os sorrisos estampados em cada morador da comunidade. “Entregar a reurbanização do Canal de Santa Terezinha significa o sentimento de sonho realizado. Este era um local de difícil acesso, mas com a força dos moradores pudemos concretizar a obra através do OP”, ressaltou. A presidente aproveitou a ocasião e anunciou que a URB fará a demarcação da pista para a prática de caminhada e cooper na área.
O outro eixo da obra foi voltado para a urbanização de 11 vias transversais. Essas ruas foram pavimentadas com paralelepípedos e ganharam calçadas, valorizando a região e facilitando o trânsito e a mobilidade dos moradores. A área ainda foi saneada com a implantação de 900 metros de encanamento para abastecimento de água e mais 900 metros de tubulação para tratamento de esgoto. Outro ponto destacado com o término do serviço é a eliminação dos pontos de ligação direta do esgoto no canal.
A aposentada Inês Ferreira que mora na localidade há mais de 30 anos parecia não acreditar com a inauguração do canal. “ Esta semana passamos por uma chuva intensa e não tivemos enchente em nossas casas, nem acredito!”, contou animada dona Inês.
O trabalho foi executado pela URB, que mobilizou cerca de 120 profissionais ao longo dos últimos meses. A intervenção beneficiou aproximadamente 200 famílias e foi resultado da organização popular e união dos moradores de Santo Amaro, que tiveram o pleito aprovado em votação no Programa Orçamento Participativo (OP).
Canais do Recife – Esta é a primeira de 18 comunidades que serão beneficiadas pelo programa Canais do Recife em áreas com infraestrutura defasada. A ação envolve os governos municipal, estadual e federal com recursos de R$ 95,3 milhões do PAC Drenagem. Ainda serão beneficiadas as áreas de entorno dos canais ABC (Mustardinha e Afogados); Sport e Prado (Ilha do Retiro); Serpro e Parnamirim (Parnamirim); São Mateus e Caiara (Iputinga); Burity (Apipucos); Jenipapo (Córrego do Jenipapo); Guarulhos (Jardim São Paulo); Ibiporã (Coque); Santa Rosa (Cordeiro); Pessegueiros e Ibura de Baixo/Rio Prata (Ibura); Ourém e Iraque (San Martin); e Valença (Madalena).