NOTÍCIAS

Cultura | 16.06.12 - 15h58

Universo sertanejo inspira a moda pernambucana durante o São João

Projeto Ocupação Moda Cultural ganhou edição junina em espaço no Sítio Trindade

O legado de Luiz Gonzaga para a cultura nordestina extrapolou a música. Ao difundir a imagem do vaqueiro, vestindo em seus shows o gibão e chapéu de couro, Gonzagão fortaleceu a identidade nordestina e inspira gerações de artistas das mais diversas áreas. Por isso, a moda como elemento da cultura também integram as homenagens ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga durante os festejos juninos realizados pela Prefeitura do Recife. Quem quiser visualizar como a típica roupa do sertanejo pode ser traduzida para a moda contemporânea deve conferir o espaço Ocupação Moda Cultural São João, aberto na noite dessa última sexta-feira (16) no Sítio Trindade, Zona Norte do Recife. O projeto é uma iniciativa da Gerência de Moda da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR).

Instalada numa casa da cidade cenográfica no Sítio Trindade, o espaço reúne imagens da Missa do Vaqueiro  produzidas pelo fotógrafo Aloysio Costa Jr. e criações dos estilistas e designers de moda pernambucanos Melk Zda, Carol Azevedo, Lourdinha Oliveira, Jaílson Marcos, Beto Normal, Gabi Fonseca e Gustavo Silvestre. A ambientação do espaço foi assinado por Baté Costa e Patrícia Reis.Vale destacar que a Missa do Vaqueiro foi criada, em 1971 em Serrita, por Luiz Gonzaga e pelo padre João Câncio devido a morte do primo de Gonzaga, o vaqueiro Raimundo Jacó. A celebração religiosa e festa popular continua acontecendo todos os anos, atraindo milhares de pessoas.

“É uma interação da fotografia com a moda. Quando eu vi as fotos de Aloysio de detalhes da Missa do Vaqueiro, percebi que tinha tudo a ver com moda. Então, a partir das fotos, os designers de moda criaram as peças”, explica Carol Monteiro, gerente de Moda da FCCR. Durante o lançamento, Carol recebeu estilistas, artistas e o público que passeava pelo Sítio. A gerente de moda contou com a ajuda de monitoras que explicavam detalhes do projeto. Para os visitantes, foi servido coquetel, comandado por Sofia Gomes, com bebidas à base de cachaça e uma releitura do tradicional beiju acompanhado de pastas de queijo do reino e tomate seco, entre outras.

A artesã Elienai da Silva Pinto, 62 anos, aprovou o resultado do projeto durante o lançamento do espaço expositivo. “Está tudo muito bonito. O espaço está ótimo. Eu conheço a Missa do Vaqueiro da TV e de uma exposição no Museu do Estado”, afirmou enquanto se encantava com as peças. Entre as criações, a que chamou mais atenção da artesã foi uma sandália produzida pelo designer Jailson Marcos. A peça usa o couro cru e adornos coloridos inspirados em uma das fotos de um vaqueiro com seu gibão.

Elienai faz parte do grupo Bombando Arte, da comunidade Bomba do Hemetério, e também está expondo bolsas e colares no espaço de customização montado no Sítio Trindade. Ao deixar a exposição de moda e fotografia, a artesã fez questão de levar um dos postais com fotografias da Missa do Vaqueiro, uma possível fonte de inspiração do eterno legado de Luiz Gonzaga para o povo nordestino.

A exposição Ocupação Moda Cultural São João está aberta a visitação até o dia 30 de junho, nos seguintes horários de funcionamento: de segunda a sexta das 16h às 22h; nos sábados das 18h até 1h da manhã, e nos domingos das 16h até meia-noite. O acesso é gratuito.