Serviço de Saúde na Arena Pernambuco tem plantão tranquilo
Secretário Jailson Correia visitou a Unidade Avançada de Apoio à Saúde acompanhado do coordenador do SAMU, Leonardo Gomes
A coordenação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) Metropolitano informou que o plantão na Unidade Avançada de Apoio à Saúde (UAA), instalada para atender os espectadores dos jogos na Arena Pernambuco, transcorreu com tranquilidade. Apenas quatro pessoas necessitaram dos serviços das equipes de saúde. Os casos registrados foram de mal estar e quedas, sem gravidade.
Antes do início da partida, o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, acompanhado do coordenador do SAMU, Leonardo Gomes, visitou a estrutura montada para atender aos torcedores e elogiou a integração entre os órgãos envolvidos - Exército, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e profissionais das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. Eles foram recebidos pela coordenadora da operação, a Coronel do Exército, Sandra Andrade.
“É satisfatório a gente ver a organização e o trabalho cooperativo aqui nessa operação. Também percebemos o grau de prontidão e preparação que nós temos para qualquer evento que venha acontecer, a fim de prestar bons serviços à população, não só do Recife, mas também os visitantes que vamos receber na cidade”, afirmou o secretário. Outro diferencial da equipe é contar com o atendimento de uma poliglota - inglês, espanhol, francês e italiano.
Balanço - Durante o plantão do último sábado, no Recife, foram registrados 1.189 atendimentos nas oito unidades da Rede Municipal. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) Metropolitano recebeu 1.120 ligações, que geraram, 577 atendimentos. Do total de chamadas, 406 foram trotes.
As três maternidades (Barros Lima, Bandeira Filho e Arnaldo Marques) da Capital contabilizaram, no sábado, 219 atendimentos. A Vigilância Sanitária realizou 276 inspeções em comércios formal e informal e banheiros químicos. Os agentes redutores de danos distribuíram 22.078 preservativos (950 femininos), 2.500 sachês de gel lubrificante e 4.200 folders educativos sobre o tabagismo. No Sítio da Trindade, 68 pessoas fizeram testes rápidos de HIV.
As equipes do Centro de Vigilância Ambiental (CVA) percorreram 42 bairros do Recife e recolheram dois cavalos que estavam soltos nas vias. Foram identificados e destruídos 72 criadouros de mosquitos. Os agentes também monitoraram quatro subsistemas de água, encontrando irregularidade em pelo menos um, e inspecionaram oito redes de esgotamento sanitário, cujos problemas foram comunicados à Compesa.