NOTÍCIAS

| 16.06.15 - 17h19

650 pessoas discutem propostas para a Saúde do Recife na 12ª Conferência Municipal

img_alt

Evento segue até quinta-feira (18), no Centro de Convenções de PE. (Foto: Lú Streithorst/PCR)


Na abertura da 12ª Conferência Municipal de Saúde, realizada na manhã desta terça-feira (16), o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, que representou o prefeito Geraldo Julio, destacou o momento de discussão como fundamental para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “É aqui que poderemos tratar e lutar pela saúde como dever do estado e direito do cidadão”, salientou o vice-prefeito que entregou placa de homenagem à conselheira, Cleide Barbosa, pela sua dedicação à luta pelo controle social.

A afirmação foi reforçada pelo secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, que convocou os 650 participantes – delegados eleitos, observadores e convidados - da Conferência a realizarem um debate de alto nível. “Estamos aqui para levarmos a voz do povo do Recife e como a população merece”, destacou Correia, ao lado do presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Oscar Correia, que falou sobre o papel da entidade como representante do controle social.

Ainda na abertura a promotora de Justiça, Helena Capela, lembrou dos marcos legais que regulamentam o sistema de saúde e falou da importância da autonomia do CMS como sendo um dos principais mecanismos de ouvida da população. “Temos de um lado o SUS e do outro os usuários na busca permanente por um serviço público de qualidade para a população”, disse. Ana Cláudia Callou, secretária-executiva de Coordenação Geral da Secretaria de Saúde do Estado, também chamou a atenção para a realização de discussões com equilíbrio que proporcionem um debate das dificuldades e a apresentação de soluções e proposta que tenham a cara do povo do Recife.

A conselheira nacional de Saúde, Verônica Lourenço, que representa as populações LGBT e Negra fez questão de ressaltar que o SUS é uma conquista da população brasileira e que não pode ser esquecido, mas melhorado e qualificado. Na mesa de abertura também defenderam o SUS e a atuação do controle social por meio dos conselhos a secretária de Saúde de Olinda, Tereza Miranda, a secretária do Ministério da Saúde, Maria de Fátima Lemas, e o vereador Rogério De Luca, que é membro da Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores.

A programação do primeiro dia da Conferência seguiu com uma explanação sobre o tema do evento: “Saúde Pública de Qualidade no Recife: Direito de Todos e Todas e Dever do Estado”, pelo assessor técnico do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, Paulo Dantas. Ele defendeu as reformas política e tributária como o caminho para a melhoria dos investimentos no setor de saúde. Nesta terça-feira, foi feita ainda a leitura do Regimento Interno da 12ª Conferência Municipal de Saúde do Recife pelo conselheiro e gestor Paulo Roberto. A programação da tarde trouxe as mesas temáticas “Financiamento tripartite do SUS e as perspectivas para o setor da Saúde” e “Comunicação em Saúde e interações com as redes sociais”.

A 12ª Conferência Municipal de Saúde prossegue até quinta-feira (18), quando após as discussões das preposições em grupos de trabalho, nesta quarta-feira (17), as propostas para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde serão levadas à votação para compor documento que será apresentado nas conferências estadual e nacional, que ocorrerão nos meses de setembro e dezembro, respectivamente.