NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 16.06.15 - 16h51

Gestores e sociedade civil participam da 2ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife

Encontro acontece nesta quarta e quinta-feira (16 e 17), no auditório da Fafire, na Boa Vista. Participantes vão discutir propostas que contribuam com a elaboração do plano municipal


Nesta quarta e quinta-feira (16 e 17), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realiza a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, no auditório da Fafire.

A conferência é um espaço onde o poder público amplia a participação dos moradores da cidade na construção das políticas públicas voltadas para cada setor. Além dos conselheiros da sociedade civil e dos gestores governamentais, a população também é agente protagonizador das discussões dos eixos a serem implementados. Com isso, estarão presentes os fóruns do Povo de Terreiro, pescadores artesanais, catadores, organizações que trabalham com população de rua, além da academia, através da participação de professores e estudantes da área, e ainda, os delegados eleitos na pré-conferência, realizada em maio passado.

Um dos destaques do painel desta quarta-feira (16), está a expositora Vera Baroni, ativista dos Direitos Humanos e Yabassé do Ilê Obá Aganjú Okoloyá, que vai falar sobre a segurança alimentar e resistência ancestral, com o relato do agricultor agroecológico Jones Severino.

Uma das coisas mais importantes da conferência, é que está sendo elaborado, a partir dos eixos definidos pela Conferência Nacional, um diagnóstico da segurança alimentar na Cidade e, através da elaboração de propostas construir o I Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife. O plano é de extrema importância porque o Recife possui programas e ações que acontecem paralelamente através de diversas secretarias, como Saúde, Educação, Meio Ambiente, Mobilidade e Controle Urbano, como feiras e mercados, por exemplo, e é importante unificar e ordenar as ações através do plano para facilitar o monitoramento e traçar as metas conforme preconiza o Sistema Nacional de Segurança Alimentar.

Na quinta-feira (17) e último dia, haverá a plenária de apresentação dos grupos e aprovação das propostas, além da eleição dos delegados para a Conferência Estadual.

Confira a programação completa:


Quarta-feira (17)

13h - Acolhimento (confirmação de inscrição e entrega do material)
14h - Mesa Abertura
14h30 - Homenagens

15h - Painel
Coordenação: Luís Sebastião – Presidente do COMSEA/Recife

1 - Avanços e desafios para a implementação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional.

Expositora: Maria Emília Pacheco - Presidenta do CONSEA/Nacional

2. Segurança alimentar e resistência ancestral

Expositora: Vera Baroni – Ativista dos Direitos Humanos e Yabassé do Ilê Obá Aganjú Okoloyá

Socializando experiência:

Relato: Jones Severino – Agricultor Agroecológico

16h30 - Debate
17h30 - Encerramento

Quinta-feira (18)

8h - Lanche + Curta SAN
8h30 – Leitura do Regimento
9h - Trabalho em grupos (01 para cada Eixo Temático totalizando 03 grupos)

Elaboração das propostas

12h30 – Almoço

14h - Plenária: apresentação dos grupos e aprovação das propostas
16h - Eleição dos delegados para a Conferência Estadual – V CESAN/PE
17h – Encerramento