Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 16.06.16 - 14h00

Prefeitura inicia o Projeto Geladeira Cultural Recife

Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (Secod) dará o pontapé inicial nesta sexta-feira (17), às 11h30, no hall da PCR. O evento marcará também o apoio da Celpe que vai doar 100 geladeiras à iniciativa

 

A Prefeitura do Recife (PCR), através da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (Secod), dará o pontapé inicial, nesta sexta-feira (17), no Geladeira Cultural Recife, projeto que transforma geladeiras usadas em bibliotecas. O servidor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenador do movimento Periferia & Cidadania, Sérgio Santos, é o idealizador do projeto e estará à frente das oficinas que têm como objetivo revitalizar as carcaças dos eletrodomésticos para serem doadas a associações, creches, escolas, ONG's e empresas. O evento acontece às 11h30, no hall da PCR.
 
Na ocasião, seis associações receberão da prefeitura as primeiras geladeiras culturais com os kits de livros. São elas: Lar Fabiano de Cristo, Cores do Amanhã, Associação de Moradores de Brasília Teimosa, Sociedade Assistencial Princesa Isabel (Soapi), Missionários da Luz e o Ensino Social Profissionalizante (Espro). Além delas, a creche que fica no prédio da Prefeitura do Recife também será contemplada com uma geladeira cultural.
 
“Este é um momento especial porque está se expandindo um projeto que pode salvar vidas”, explica o idealizador da iniciativa, acrescentando: “Muitas escolas não possuem bibliotecas, o que dificulta o acesso das crianças aos livros. E essa geladeira vem para suprir essa necessidade cultural. O fato de ser algo diferente desperta o interesse dos pequenos, que, aos poucos, vão se apaixonando pela literatura”.
 
Já o secretário de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, Fernando Dourado, ressalta como uma ideia simples e de baixo custo pode transformar tanto a vida das pessoas “Esperamos espalhar a Geladeira Cultural pelas comunidades da capital pernambucana para tirar as crianças das ruas e dar a elas uma oportunidade através da cultura”, afirma.
 

MAIS DOAÇÕES


Sérgio Santos destaca que, em três anos de projeto, 38 geladeiras foram doadas no Recife e na Região Metropolitana, mas afirma que a parceria com a PCR possibilitará que este número cresça ainda mais. Uma prova disso é a parceria já firmada com a Celpe, que irá doar nada menos que 100 geladeiras para o Geladeira Cultural Recife.     
 
Quem quiser doar livros ou até mais geladeiras basta ligar para o número (81) 9.9390-1679, mandar um e-mail parasecodpcr@recife.pe.gov.br ou se dirigir ao próprio hall da Prefeitura do Recife, que fica na Avenida Cais do Apolo, 925.