img_alt Controladoria Geral do Município - CGM

NOTÍCIAS

Controladoria | 16.06.17 - 20h15

CGM e Escola de Governo promovem ciclo de capacitações para servidores

img_alt

Incentivo às boas práticas da gestão dos recursos públicos e desenvolvimento profissional (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

 

A Controladoria Geral do Município, em parceria com a Escola de Governo, promoveu nos dias 14 e 15, um ciclo de capacitações com a finalidade de incentivar as boas práticas da gestão dos recursos públicos e desenvolvimento profissional dos gestores e servidores municipais. Intitulado "CGM Orienta 2017" os temas apresentados foram "Transparência Pública e Acesso à Informação" e "Conduta Ética no Serviço Público".

Mariana Fragoso, Carmem Sofia e Gustavo Dourado apresentaram o primeiro tema, no dia 14, e Alexandre Nápoles e Rosália Murta, o segundo tema no dia 15. A primeira capacitação foi voltada para servidores e empregados que desenvolvem atividades em áreas que tratam de temas relacionados ao controle social e transparência.

A gerente geral de Transparência e Informações Estratégicas,Mariana Fragoso, explica que a ideia é capacitar os servidores para utilizar as bases normativas, conceituais e operacionais na aplicação da Lei de Acesso à Informação(LAI). Ela destaca que o objetivo é fazer com que o servidor, que se dispôs a participar do curso, compreenda a importância da temática e consiga assimilar todo o conteúdo proposto. "Ao final do curso cada um saberá distinguir o que é transparência ativa e passiva, o que é um pedido de acesso à informação e identificará quando a demanda apresentada está amparada pela lei", ressalta.

A gerente de Informações Estratégicas da Secretaria de Finanças, Emmille Nascimento, disse que o tema "Transparência Pública e Acesso à Informação" chamou sua atenção e a fez participar da capacitação. " Aprendi ainda mais sobre a LAI e como é aplicada no município". Ela ainda destaca o quanto foi salutar conhecer casos práticos e os tipos de solicitações que chegam através do Portal da Transparência.

Tarcizo Leite, gerente geral de Necrópoles e Prestação de Contas da Emlurb, também participou da capacitação. Ele foi indicado pelo seu órgão para exercer uma função de autoridade administrativa, classificadora e de monitoramento."Estamos sempre necessitando de novos aprendizados. Hoje, por exemplo, soube como funciona o comitê gestor, suas deliberações e ainda trocamos experiências", disse.

No curso sobre "Conduta Ética no Serviço Público" apresentado por Alexandre Nápoles e Rosália Murta foi detalhado o Código de Ética Municipal. Esse mesmo tema terá outra edição prevista para o dia 27 deste mês, às 13h30, no prédio-sede da Prefeitura, no 12° andar. Informações podem ser obtidas na Escola de Governo 3355 9440, 3355 8942, 3355 9431.