Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 16.06.18 - 14h46

Recife tem semana de São João com programação em toda a cidade

img_alt

Para celebrar a mais nordestina das festas, vai ter mais quadrilhas e grandes atrações no Sítio Trindade e em dezenas de arraiais de bairro e tradicionais, espalhados pela cidade (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O passeio na roça já começou, mas na semana que vem todos os buchos vão ralar na capital. A partir da próxima terça-feira, o Recife será todo arraiais para celebrar os santos juninos, numa animada programação preparada pela Prefeitura do Recife.

Pedacinho do interior na capital, o maior arraial junino do Recife começa a funcionar a todo vapor a partir da próxima quinta-feira, dia 21, com shows na Sala de Reboco e no palco principal, além do colorido espetáculo assegurado pelas quadrilhas.

Vai ter ainda 12ª Exposição de Culinária Afro-Brasileira, no dia 20, no próprio Sítio Trindade, apresentações no Pátio de São Pedro, nos dias 22 e 23, Desfile das Bandeiras, no centro, no dia 22, além da programação nos arraiais de bairro e tradicionais, espalhados pela cidade.

O concurso de quadrilhas, que habilitou 42 grupos de várias partes do estado para as eliminatórias, continua, com mais quatro dias de apresentações, de terça a sexta-feira, sempre a partir das 20h, no Sítio Trindade.

Procissão dos Santos Juninos - Hoje o dia é de devoção na programação junina do Recife. A 12ª edição da Procissão dos Santos Juninos descerá o Morro da Conceição, arrastando centenas de fiéis e brincantes até o Sítio Trindade. A programação começa às 17h, com sagração das bandeiras, seguida de uma novidade: às 18h, as bandeiras abraçam a imagem de Nossa Senhora, antes de sair em caminhada até o Sítio Trindade. 

Quarta eliminatória - Na noite de ontem, a quarta eliminatória do 34º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, foi marcada por grandes apresentações.

As quadrilhas Evolução, Junina Matutada, Origem Nordestina, Zé Matuto, Junina Tom Maior e Brigões de Suape arrebataram a numerosa e entusiasmada torcida, numa das mais calorosas noites de competição desde o início do concurso.

“Desde 2013, venho todo ano ver as quadrilhas do Recife. Depois viajo para Campina Grande e Caruaru. Faço o mesmo roteiro com as mesmas amigas todo São João. Já vi muita quadrilha, mas nunca acompanhei apresentações tão bonitas e inspiradas quanto as desta noite”, disse a baiana Neivi Pelegrino.

Já a aposentada e moradora de Vasco da Gama Antônia da Silva, 74 anos, sentou na arquibancada de um concurso de quadrilhas pela primeira vez na noite de ontem. “Gosto de participar de tudo que é alegre. Foi festa, estou dentro”, brincou dona Antônia, de flor colorida no cabelo branco, cheia de pressa para ser feliz. “Não tenho mais tanto tempo. Aproveito cada instante.”