Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 16.06.22 - 17h34

Na comunidade do Vietnã, Prefeitura do Recife avança na infraestrutura de unidades de ensino

img_alt

Nesta quinta (16), moradores receberam a ampliação da Creche Escola Recife Esperança, que passará por novo aumento de vagas em breve. Escola municipal da localidade também ganhará nova sede (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

Educação como prioridade e oportunidade de futuro para crianças da comunidade do Vietnã. O prefeito João Campos inaugurou nesta quinta-feira (16) a primeira etapa de ampliação da Creche Escola Recife Esperança, localizada na comunidade do Vietnã, no bairro de San Martin. A unidade recebeu quatro novas salas de aula, o que permite 94 novos estudantes, chegando a uma capacidade de 225 no total. Durante a solenidade, o gestor municipal anunciou mais uma expansão da creche, que ganhará mais nove salas de aula, fazendo com que ela se transforme na maior creche municipal do Recife. Ainda durante o ato, também foi anunciada a construção da nova sede da Escola Municipal Professora Elizabeth Sales Coutinho Barros, localizada na mesma comunidade.

 

“São quatro novas salas, que aumentam a capacidade de receber, de acolher, de ensinar, mais alunos recifenses. No dia de hoje, fazemos também um importante anúncio aqui, que é uma nova etapa de expansão da unidade. Com isso, vamos duplicar o número de vagas existentes. Com essas duas novas expansões, teremos, mais na frente um pouco, um número de vagas quatro vezes maior do que o original da creche. É o nosso compromisso: duplicar o número de vagas de creche na cidade em quatro anos, fazendo expansão de creches existentes, construção de novas unidades, aumentando o número de creches parceiras e conveniadas. Com isso, a gente garante o direito essencial da criança ter o acesso e, sobretudo, ter uma educação de qualidade”, declarou o prefeito João Campos.

 

O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, ressaltou a importância das novas estruturas escolares como extensão que influencia no aprendizado das crianças. “Esse é um momento muito especial, porque essas salas novas, todos perceberam, são salas já com ar-condicionado, bem modernas, com estrutura para atender todas as crianças”, disse o secretário. A Creche Escola Recife Esperança já teve sua área aumentada em mais de 143m², tendo a parte ampliada feita com piso de alta resistência, revestimento cerâmico nas paredes e pintura látex PVA até o teto, que é forrado com PVC. O investimento total da obra foi de aproximadamente R$ 384 mil. Com a nova etapa de ampliação, a unidade de ensino, que atua desde o berçário até o grupo 5, ganhará mais nove salas de aula, área de parque e convivência. A segunda etapa de ampliação irá representar a criação de 200 novas vagas, e a unidade escolar passará a ser a maior creche escola da Rede de Ensino do Recife, contemplando mais de 400 crianças. 

 

Ainda durante o ato, o prefeito João Campos fez outro anúncio importante para a comunidade do Vietnã. “Hoje também temos a felicidade de anunciar a construção da nova sede da escola de anos iniciais aqui da comunidade. A gente vai fazer uma nova estrutura com 10 salas de aula, quadra poliesportiva, toda infraestrutura adequada para receber os alunos dos anos iniciais aqui perto, vizinho à creche”, anunciou o prefeito.

O novo prédio da unidade de ensino, que atualmente conta com 240 estudantes matriculados, ofertará 280 novas vagas, totalizando 520 vagas para as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

 

A estrutura da nova sede da escola, que terá investimento na ordem de R$ 5 milhões de reais, será composta por 10 salas de aula, laboratório, biblioteca, sala de recursos multifuncionais, bateria de banheiros masculinos e femininos, banheiros para pessoas com deficiência, área administrativa com secretaria, diretoria, coordenação, sala dos professores e banheiros administrativos, uma parte de serviço com cozinha, refeitório, despensa, além de quadra poliesportiva e área de parque infantil. Toda a unidade será climatizada, atendendo ao novo padrão da Rede Municipal de Educação do Recife.

 

Representando todas as mães da creche, Sandra Maria, mãe de Stefani, aluna do grupo IV, compartilhou a felicidade da filha em um equipamento de qualidade. “Minha filha entrou aqui com oito meses de idade. Hoje, cinco anos depois, eu expresso meu amor e minha gratidão à creche escola. Eu só tenho a agradecer. Minha filha faz parte da nova ampliação e ela me diz todos os dias que a sala é nova, tem muitos livros. Ela chora para estar aqui dentro. Aqui é que minha filha é feliz, é onde ela encontra apoio”, contou.

Agora com a ampliação da Creche Escola Recife Esperança, Maria Carolina Pereira, 28 anos, desempregada, mãe de quatro filhos, espera a oportunidade de matricular na creche o caçula Lucas Miguel, 1 ano e seis meses, para se estabelecer profissionalmente. “Os outros três irmãos já estudam. Só estou esperando colocar o mais novo na escola para poder conseguir um trabalho e sustentar eles”, disse. Com uma sobrinha já matriculada na unidade escolar, Midiam da Silva, 54 anos, auxiliar administrativo, se organiza para matricular o sobrinho Ícaro. “Todos os meus sobrinhos estudaram nessa creche. Meus vizinhos também estudam aqui. Essa creche representa muito para essa comunidade e todos nós que moramos aqui”, contou. Feliz pela ampliação da creche, a aposentada por invalidez Vanessa Barbosa, 33 anos, vai matricular a filha de 4 anos, Gabriele Vitória. “Sonho com essa vaga para a minha filha. Essa escola é um sonho para a comunidade”, almejou.