Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 16.06.23 - 12h36

Recife Junino: Prefeitura realiza arraial para população em situação de rua

img_alt

Ao todo, cerca 300 pessoas participaram do evento, que aconteceu na área central do Recife, nesta sexta-feira (16). Público foi recebido com um jantar e assistiu apresentações. (Foto: Cortesia)

 

Para investir no cuidado da população em situação de rua da cidade, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, realizou, nesta sexta-feira (16), o Arraiá Pop Rua, uma festa com programação junina para esse público. O encontro aconteceu na Avenida Martins de Barros, no bairro de Santo Antônio, em frente à Casa do Pão. O público de 300 pessoas foi recebido com um jantar e, logo depois, assistiu às apresentações da Quadrilha Zabumba e da Banda Muniz do Arrastapé. A programação foi das 17h às 22h.

"No Recife, todo mundo dança forró. Fazer uma programação especial para a população de rua é essencial para a política pública que cuida dessas pessoas porque precisamos pensar na cultura como um direito e, por isso, deve chegar a eles também", explica a secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna.

ABORDAGEM SOCIAL E CENTRO POP - A Prefeitura do Recife conta com uma rede de proteção socioassistencial que, através do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), trabalha com o método de abordagem e busca ativa, identificando a incidência de situação de rua, trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes, entre outras situações de vulnerabilidade. 

O objetivo do serviço de abordagem é, principalmente, criar vínculos que auxiliem na construção do processo de saída das ruas e possibilite o acesso à rede de serviços e benefícios assistenciais. Além disso, o trabalho das equipes também consiste em identificar as famílias e indivíduos com direitos violados e investigar a natureza das violações, as condições de vida, as estratégias de sobrevivência, procedências, aspirações, desejos e relações estabelecidas com as instituições, buscando promover ações para a reinserção familiar e comunitária.

Para complementar o trabalho das equipes de abordagem, existem os Centros de Referências Especializados para a População em Situação de Rua. Os Centros POP são equipamentos onde a pessoa em situação de rua pode se dirigir para ter acesso a demandas mais emergenciais, como tomar banho, guardar pertences de uso pessoal, lavar roupas ou até mesmo descansar. Além disso, elas podem ser encaminhadas ao local pela equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), que atua de forma itinerante nos territórios.

O equipamento tem a finalidade de assegurar serviços, atendimentos e atividades direcionadas ao desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a reconstrução de novos projetos de vida. Recife conta com três unidades de Centro POP, são eles: Centro POP Maria Lucia dos Santos, localizado no bairro de Santo Antônio, o Centro POP Glória, que fica na Boa Vista, e o Centro POP Neuza Gomes, na Madalena.