NOTÍCIAS

Cultura | 16.07.12 - 14h22

Futebol Participativo realiza premiação e abre Copa dos Campeões Sub 15 e Sub 17

Premiação da primeira fase do campeonato 2012. Foto: Inaldo Lins

Desfile de equipes marcou também a abertura do Campeonato Aberto masculino e feminino

No último domingo (15), o Campo do Bueirão da Torre recebeu cerca de 300 equipes do Futebol Participativo, que prestigiaram a premiação da primeira fase do campeonato 2012 das categorias Sub 15 e Sub 17, e a abertura da Copa Vivo dos Campeões dessas categorias. A categoria Aberto também teve seu início anunciado após o desfile das equipes femininas e masculinas das seis RPAS do Recife. A tarde foi finalizada com a primeira partida da Copa dos Campeões, entre os times da sub 17, Medieval da Torre (RPA 4) e Garoto Revelação de Camaragibe, que venceu por 3X2 nos pênaltis, desclassificando o Medieval.

Cerca de duas mil pessoas compareceram ao evento, entre jogadores, presidentes dos clubes e familiares. Havia times com charangas e torcida organizada para ovacionar as 24 equipes premiadas (sendo 12 sub 15 e 12 sub 17) e os artilheiros e goleiros que também ganharam troféus. As equipes receberam ainda padrões para disputar a copa dos campeões.

Havia uma grande expectativa entre os times do Aberto, presentes ao evento também com charangas e torcidas, além do campeão e o vice do ano passado, respectivamente, o Real da Torre e o Curitiba Independente da Torre, ostentando os troféus e desafiando os adversários.

“Este ano, os atletas da sub 17 contam com uma grande novidade. Uma parceria realizada entre o Geraldão e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) permitirá que os jogadores participantes tenham a chance de ingressar na carreira profissional. Os 11 melhores atletas da categoria serão contratados e receberão bolsa da FPF. Os jovens serão emprestados às equipes do interior do Estado”, explicou Antonino Fernandes, diretor de esportes do Geraldão.

Renata Lucena, presidente do Geraldão, que representou o prefeito João da Costa no evento, destacou que, na sua décima edição, o Futebol Participativo já é considerado o maior campeonato de futebol de várzea do mundo. Com cerca de 16 mil atletas inscritos, distribuídos em 550 equipes, o projeto utiliza 32 campos de futebol de várzea em todas as RPA’s da cidade. Nos dias 21 e 22 de Julho, serão realizados os primeiros jogos do Aberto, que seguem até o final do ano.

Os campeões e vices da categoria Sub 15
RPA 1 – Bahia de San Martin
- CZC de Candeias

RPA 2 – Internacional da Campina do Barreto
- Internacional B da Campina do Barreto

RPA 3 – Garoto Revelação de Dois Irmãos
- Associação Atlética Banerji de Abreu e Lima

RPA 4 – CDV do Barbalho da Várzea
- ACEC do Caiara

RPA 5 – 10 de novembro do Totó
- EFEC do Curado 4

RPA6 – Geragol do Centro
- Escolinha do Bilú de Jardim Jordão

Campeoes e vices da categoria Sub 17
RPA 1 – Bahia de San Martin
- Projeto Eu Quero Real da Mustardinha

RPA2 – Internacional da Campina do Barreto
- Cruzeiro de Santo Amaro

RPA 3 – Formoso da Macazeira
- Garoto Revelação de Dois irmãos

RPA 4 – Medieval da Torre
- 11 velozes da Torre

RPA 5- Seleção de Moreno
- Cepel Vasco do Totó

RPA 6 – Mogimirim de Brasília Teimosa
- Pio Nordeste de Cajueiro Seco

ASSUNTOS: