Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 16.07.18 - 10h49

Prefeito destaca renovação da fé e esperança no futuro do país no Dia de Nossa Senhora do Carmo

img_alt

Prefeito Geraldo Julio e governador Paulo Câmara participaram da missa em homenagem à padroeira do Recife e pediram dias melhores para o País (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Gestos de fé e devoção marcaram a 322ª Festa de Nossa Senhora do Carmo, nesta segunda, 16 de julho. Nas primeiras horas da manhã, o prefeito Geraldo Julio, a primeira-dama, Cristina Mello, e o governador Paulo Câmara acompanharam a missa celebrada pelo frei Rosenildo Alexandre, reitor da Basílica Nossa Senhora do Carmo. Durante toda a Festa de Nossa Senhora do Carmo, iniciada desde o último dia 2, a Prefeitura do Recife montou esquema especial para apoiar a realização de um dos eventos religiosos mais tradicionais da cidade.

Após a celebração, o prefeito contou que aproveitou o momento de fé para pedir um futuro melhor para o Brasil, há quatro anos mergulhado em aguda crise econômica e política. “Fica uma mensagem de renovação da fé e da esperança em um futuro melhor para o nosso País. Já são quase 15 dias de festa para nossa padroeira, que se encerra hoje na procissão. E a Prefeitura participou, em parceria com a igreja, e com frei Rosenildo, que organizou essa festa tão bonita”, declarou. 

Já o governador Paulo Câmara dedicou-se aos agradecimentos e fez pedidos de proteção para a Virgem do Carmo. “A gente vem todo ano agradecer e pedir proteção e dias melhores, diante do momento de muita dificuldade que passa o nosso País. A gente está trabalhando e, ao mesmo tempo, pedindo a Deus proteção para que ter força para cuidar do nosso povo e da nossa gente”, afirmou o governador. 

A comunidade católica se reuniu para celebrar o jubileu para o centenário da coroação canônica da mãe do Carmelo como rainha do Recife e de Pernambuco, que será comemorado em 2019. Após a missa, o frei Rosenildo Alexandre explicou o processo de restauração da imagem da santa e da cúpula da igreja. "Tendo em vista à coroação canônica de Nossa Senhora do Carmo, a imagem precisava ser restaurada com urgência e a cúpula também. O trabalho começou em fevereiro e até setembro se estende o restauro", contou. Em meio ao momento difícil enfrentado no País, o frei deixou também uma mensagem de esperança aos fiéis.  

Durante a celebração, várias secretarias da Prefeitura do Recife vem trabalhando de forma conjunta para dar suporte à organização do evento. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) disponibilizou 50 agentes de trânsito para cuidar da fiscalização e operação de tráfego, com o intuito de proporcionar mobilidade no entorno do Centro do Recife Já a A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos, tem atuado de forma preventiva e protetiva junto às crianças e adolescentes que sejam identificados em situações de ameaça aos seus direitos durante a festa. A Secretaria e a Fundação de Cultura Cidade do Recife apoiaram com a parte estrutural do evento, a Diretoria Executiva de Controle Urbano (DIRCON) e a Vigilância Sanitária do Recife também atuam na fiscalização do comércio no entorno do Largo do Carmo. 

A técnica de enfermagem Marilene de Lima, 54 anos, rezava em frente à imagem da santa e contou que vem todos os anos para celebração. Este ano, disse ela, havia motivo especial para comemorar. “Vim agradecer pelo dom da vida, mas este ano consegui minha aposentadoria e essa é minha maior conquista”, contou ela.

Já a manicure Maria Helena de Moura, 51 anos, é devota da Virgem do Carmo desde criança, por influência da mãe. Há 11 anos, conseguiu a maior das graças, contou ela. “Minha neta quase morre na barriga da minha filha e eu fiz uma promessa para Nossa Senhora do Carmo salvá-la. Hoje ela está com 11 anos”, afirmou, emocionada.