Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 16.07.20 - 20h04

Quiosques, feirinha de artesanato e banho de mar são liberados na Orla de Boa Viagem

img_alt

O retorno do comércio nos 60 quiosques da praia e 177 barraquinhas da Pracinha de Boa Viagem contou com fiscalização e ação educativa realizada pela Prefeitura do Recife. O banho de mar também está autorizado nas áreas seguras, mas seguem proibidos o uso de cadeiras, guarda-sóis e isopor na faixa de areia (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Teve chuva, sol e também praia neste feriado de Nossa Senhora do Carmo (16 de julho), no Recife. Agora, o comércio nos quiosques da Orla de Boa Viagem, na feirinha da Pracinha de Boa Viagem e também o banho de mar nas áreas seguras da praia estão autorizados. O uso de cadeiras, guarda-sóis e isopor na faixa de areia continuam proibidos. Prosseguindo com as retomadas graduais dos atrativos e equipamentos públicos, a Prefeitura do Recife fiscalizou a faixa de areia e também o calçadão, através da Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR), Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon).

São mais de 60 quiosques que já estão funcionando e que, a partir de amanhã, terão o horário de funcionamento ampliado para de 6h às 20h. Neles, até domingo, o comércio fica restrito a água, água de coco, frutas, sucos, açaí e produtos naturais. A partir de segunda, o comércio se adequa para a venda de alimentos em conformidade com o protocolo de abertura dos serviços de alimentação, publicado pelo Governo do Estado de Pernambuco. Na Feirinha de Boa Viagem, que abre das 15h às 20h, por enquanto, o comércio é permitido para as 177 barracas de artesanato e produtos diversos. Já os serviços de alimentação, com 27 espaços, reabrem a partir de segunda. 

A fiscalização, envolvendo os quatro setores da gestão municipal mais a Polícia Militar, foi para orientar os usuários caso não estivessem cumprindo as recomendações de distanciamento social, bem como a utilização de cadeiras, guarda-sóis, coolers e afins, que ainda não estão permitidos neste momento. “Estamos seguindo com muita cautela na retomada gradual das nossas atividades, para beneficiar a nossa população que está ansiosa para voltar a vivenciar a cidade. Por isso, é extremamente importante que a população colabore utilizando a máscara de proteção, evitando aglomerações e respeitando os protocolos de segurança”, reforçou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

A operação contou com participação de 80 agentes, entre Guardas Civis Municipais do Recife, CTTU, Dircom e PM. O efetivo foi dividido em quatro equipes, com 20 integrantes cada, para percorrer os 6km da praia, que vai do parque Dona Lindu ao Pina. Assim, cada grupo ficou com 1,5km da orla. Já os integrantes da Seturel atuaram no calçadão, orientando e entregando máscaras de proteção ao longo do dia, até às 20h.

A fiscalização é de natureza educativa para aqueles que não estivessem cumprindo as normas de uso do espaço público. “A finalidade dessa operação integrada é orientar os banhistas e frequentadores da orla marítima sobre o que pode ou não. Vamos tentar conscientizar, da melhor maneira possível, sobre a questão do banho de mar, de permanência na faixa de areia e da não utilização de cadeiras e guarda-sóis, por exemplo, para que não haja aglomeração. Esperamos a compreensão de todos para que não tenhamos problema de ordem maior”, destacou Marcílio Domingos, Comandante da Guarda Civil Municipal do Recife. 

Até o final da manhã, 33 pessoas foram abordadas e acataram as orientações de forma tranquila. Mais de 200 máscaras foram distribuídas somente neste primeiro dia. A ação com esse contingente de servidores segue até o domingo (19).