Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 16.07.22 - 09h53

São João do Recife arrasta multidão no Sítio Trindade durante 15 dias de festa

img_alt

Festa, que foi encerrada nesta sexta-feira (15), contou com cerca de 700 atrações em toda a programação e teve ainda um viés solidário, com a arrecadação de doações para vítimas das chuvas. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)


A alegria pelo reencontro com as tradições da cultura popular nordestina arrastou uma multidão de recifenses e turistas para curtir o São João do Recife 2022. Só no Sítio Trindade, em Casa Amarela, foram mais de 60 mil pessoas. Com mais de 700 atrações nos palcos, por lá e nos outros dez polos descentralizados, desde 1º de julho, a população ainda se emocionou com a beleza e a resistência das mais de 100 apresentações de quadrilha. O prefeito João Campos esteve, nesta sexta-feira (15), em três polos em comunidades apoiados pela Prefeitura conferindo os últimos instantes  do Ciclo Junino deste ano.

A festa ainda teve um caráter solidário, arrecadando mais de 10 mil itens, como alimentos e brinquedos, que serão doados para vítimas dos efeitos das fortes chuvas na cidade.

"A gente fez uma festa linda, solidária, com muita alegria. Todos nós estávamos com saudade de viver esse clima, de uma festa tão nossa,  tradicional da nossa gente. Neste último dia estivemos em vários pontos conferindo essa animação que mantém viva o São João do Recife. Foi uma demonstração de resistência também da nossa cultura. A tradição do Nordeste é forte e se fez presente em cada detalhe da decoração, em cada polo, nos artistas, nas agremiações históricas", afirmou o prefeito. 

O gestor esteve em polos apoiados pela Prefeitura em Dois Unidos, Alto do Céu e Passarinho. Durante todo o Ciclo, o prefeito também percorreu os polos descentralizados e o Sítio Trindade. 

Entre as atrações que comandaram a festa no Sítio Trindade, estiveram: Dona Del do Coco & Ciranda, Josildo Sá, Forrozão Santroppê, Nando Cordel, Santanna, CaSoando e Cylene Araújo. 

A euforia transbordava em Jobson Guerra, 46 anos. Sem perder o balancê, frisou que o Sítio Trindade foi prioridade para o encerramento deste São João. "Esse Sítio Trindade foi e está sendo uma coisa maravilhosa. Uma presença de tantos músicos de qualidade como Santanna e Nando Cordel, essa decoração maravilhosa. Vim com amigos e dançamos, brincamos. Está fenomenal."

No abre e fecha do fole da sanfona durante o encerramento, 80 pontos de comércio abasteceram todos que não queriam perder nem um momento da despedida, gerando renda para os comerciantes.

É o caso Elpídio Oliveira, vendedor de crepe. "Há 20 anos eu trabalho com isso e esse foi um dos melhores períodos para mim, sobretudo depois que a gente ficou sem festas por conta da pandemia. Por dia, cheguei a vender uns cem crepes, teve gente que comprou um dia e voltou no outro para comer de novo de tanto que gostou", comemorou. 

Cerca de 500 pessoas, de diversas secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife, trabalharam na última noite de festejo no Sítio Trindade, para garantir o atendimento e que a população aproveitasse da melhor forma a programação promovida pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura da Cidade do Recife.

POLOS DESCENTRALIZADOS - Para alcançar o maior número de pessoas e horizontalizar o acesso à cultura, o São João do Recife 2022 contou com dez polos descentralizados que foram divididos em cinco no primeiro final de semana de julho, 01.07 e 02.07, no Barro, Bongi, Brasília Teimosa, Cordeiro e Lagoa do Araçá; e cinco no segundo final de semana de julho, 08.07 e 09.07, no Ibura, Campo Grande, Totó, Vila Tamandaré, Poço da Panela.