NOTÍCIAS

Cultura | 16.08.12 - 13h45

Mulheres do Recife se reúnem sábado (18) na Plenária Anual do Orçamento Participativo

Cerca de 700 mulheres do Recife devem se reunir neste sábado (18) para participar da Plenária Anual de Temática das Mulheres do Orçamento Participativo (OP-Mulher-2012). O encontro acontece a partir das 14h, no antigo Colégio Nóbrega, na Boa Vista.
 
Será uma ocasião especial na qual as mulheres terão para dizer o que pensam e decidir o que querem para a cidade com base nos temas que foram discutidos nas reuniões e nos fóruns preparatórios”, disse a titular da pasta Especial da Mulher, Rejane Pereira, coordenadora do evento.
 
O OP Mulher-2012 terá como um dos focos as mudanças ocorridas na Lei Maria da Penha, que neste mês de agosto completa seis anos de vigência, e como utilizar o Nº 180 - Disque Orientação do Governo Federal, em que a mulher poderá denunciar seu agressor. Durante o encontro será exibido um vídeo sobre enfrentamento à violência, produzido pela prefeitura em parceria com a ONG Cidadania Feminina.
 
No encontro, que terá o som cultural do Grupo Flores do Capibaribe e do Maracatu Leão do Norte, da Várzea, a gestão fará a prestação de três demandas reivindicadas no evento de 2011 relativos a violência, o trabalho e a participação das mulheres nos projetos executados pelo município.
 
Na plenária anual das mulheres serão eleitas as prioridades delas para a cidade e a eleição das delegadas que irão acompanhar as propostas que foram elencadas como as prioritárias. Dentre as propostas que irão compor a cédula de votação, construída nas RPAs, estão a criação de uma Ouvidoria da Mulher, a garantia dos serviços de enfrentamento a violência, a Casa Abrigo Sempre Viva do Recife e o Centro de Referência Clarice Lispector.