NOTÍCIAS

Cultura | 16.08.12 - 13h19

PCR organiza Plenária do Orçamento Participativo para pessoas em situação de rua

Evento acontece dia 29 de agosto, no Pop rua da Glória
 

[caption id="attachment_24335" align="alignleft" width="334"] Profissionais da Secretaria de Assistência Social do Iasc, dos Centros Pop e das equipes de abordagem e dos consultórios na rua. Foto: Ivanildo Francisco[/caption]

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (16), a reunião preparatória para a primeira Plenária temática de Orçamento Participativo (OP) para pessoas em situação de rua. Profissionais da Secretaria de Assistência Social (SAS), do Iasc, dos Centros Pop e das equipes de abordagem e dos consultórios na rua, reuniram-se no Colégio Nóbrega, bairro da Boa Vista, para discutir como mobilizar o público alvo desse OP temático.
 
Segundo levantamento da SAS, atualmente 227 pessoas fazem das ruas o domicílio no Recife. Do total, 400 estão em casas de acolhimento mantidas pela PCR e outras 350 estão na rua por mendicância e exploração de trabalho infantil, mas possuem domicílio. “O nosso principal desafio é mobilizar essa população para se apropriarem politicamente de seus papéis de cidadãos e comparecerem à plenária. Seis equipes de abordagem e seis equipes dos consultórios na rua estarão abordando essas pessoas e oferecendo o transporte para que possam comparecer ao evento”, explicou a diretora do atendimento de média complexidade do Iasc, Melissa Azevedo. “Consideramos esse um momento histórico. É a consolidação da consulta popular, garantir a esse público um espaço legitimado para o surgimento de novas lideranças”, complementou.
 
Para Rosana Soares, diretora de articulação intersetorial dos OPs Temáticos, essa plenária é um grande passo de inclusão e dará a devida visibilidade às políticas públicas já existentes no Recife através do trabalho da SAS. “O prefeito João da Costa, com muita coragem, abre esse espaço para a população em situação de rua dar sua opinião, votar suas prioridades e exercer sua participação nas decisões públicas. Essa plenária coroa o OP do Recife”, comentou.
 
A expectativa é de reunir 150 pessoas, no dia 29 de agosto, no Pop rua da Glória. As atividades começarão às 9h com oficinas de beleza, aulas de capoeira, breack, circo, apresentações culturais. Nesse dias, as pessoas em situação de rua poderão ainda tirar todos seus documentos. A Plenária começa às 15h.

ASSUNTOS: