NOTÍCIAS

Cultura | 16.08.12 - 15h42

Profissionais da Vigilância Sanitária do Recife concluem curso que irá melhorar a qualidade dos serviços prestados à população

Secretário Municipal de Saúde, Humberto Antunes, será um dos gestores presentes no evento

Por Tádzio Estevam

Melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Vigilância Sanitária do Recife e dos demais municípios que compõem a RMR. Esse foi o objetivo do Curso de Especialização em Gestão da Vigilância Sanitária, promovido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês na Capital, e que terá seu encerramento nesta sexta-feira (17), a partir das 9h, no Auditório da Pós-Graduação da Faculdade Maurício de Nassau, localizada no bairro de Santo Amaro. Na ocasião, o secretário Municipal de Saúde, Humberto Antunes, será um dos gestores que irão conhecer as propostas que foram desenvolvidas pelos alunos ao longo do curso.

Durante dez meses, cerca de 44 profissionais das vigilâncias de cada município foram orientados a desenvolver projetos aplicáveis em suas áreas de atuação durante as aulas. Divididos em grupos, os alunos da Vigilância Sanitária do Recife, em especial, a gerente Operacional de Serviços de Saúde e Medicamentos, Daniele Feitosa, e Maísa Belfort, gerente de Controle de Alimentos, desenvolveram um projeto aplicativo voltado para o planejamento das ações em vigilância sanitária.

“No decorrer do curso, nós procuramos aperfeiçoar uma ferramenta de planejamento desenvolvendo uma metodologia que ofereça mais êxito ao nosso trabalho no dia a dia. Para isso criamos planilhas que nos ajudarão na orientação, planejamento, monitoramento e avaliação”, disse Maísa Belfort. Segundo a gerente, esta nova metodologia poderá ser aplicada, por exemplo, no planejamento das ações da vigilância em 2013.