NOTÍCIAS

Cultura | 16.08.13 - 15h50

Conture inicia discussões com trade turístico

[caption id="attachment_37387" align="alignleft" width="680"] Encontro propõe debate de diretrizes e políticas públicas para setor no Recife. (Foto: Antônio Tenório/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, deu o pontapé inicial para os encaminhamentos de novas diretrizes para o setor do turismo da cidade. Na tarde desta quarta-feira (14), o salão nobre do Teatro de Santa Isabel recebeu integrantes do trade, entre entidades públicas e privadas, e representantes de diversas secretarias para retomar o Conselho de Turismo do Recife (Conture).

O secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras, que preside o Conture, realizou a abertura do 14º encontro fazendo uma explanação sobre as principais ações da pasta. "Estamos cientes do nosso desafio e da importância do turismo na questão socioeconômica da cidade. A participação do trade, seja com críticas ou sugestões, é essencial para que possamos fazer nosso trabalho da melhor forma", afirmou.

O secretario Felipe Carreras comentou também sobre algumas ações para a Copa do Mundo, como a descentralização da exibição dos jogos, a fim de que toda a cidade participe deste evento. "O Brasil vai receber grandes eventos nos próximos anos, como Copa do Mundo e Olimpíadas, e o Recife precisa estar preparado para isso", complementou Carreras.

O secretário-executivo de Panejamento e Gestão, Luis Eduardo Antunes, apresentou os projetos que já estão sendo realizados e os planos para os próximos meses. A reestruturação de parques e mercados, a melhoria na iluminação de locais turísticos, a acessibilidade da cidade e a requalificação da Orla de Boa Viagem foram alguns pontos colocados em discussão.

Estavam na reunião integrantes do Recife Convention and Visitors Bureau, Sebrae, Sesc, Sindicato dos Guias de Turismo, Associação Brasileira de Agências de Viagens, Sindicato das Empresas de Turismo de Pernambuco, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Associação Brasileira de Empresas de Eventos Estadual Pernambuco e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Pernambuco. Os participantes puderam comentar as ações da secretaria e ainda sugeriram novas opções de lazer para turistas e, especialmente, para moradores da cidade.

Órgão normativo que conta com a participação do trade turístico, o Conture sempre realiza seus encontros em atrativos turísticos e esta foi a primeira vez que a reunião contou com o cenário do Teatro Santa Isabel, marco cultural da cidade. A próxima reunião já ficou agendada para o dia 27 de setembro. Ainda estão previstas reuniões em outubro e dezembro.