NOTÍCIAS

Cultura | 16.08.13 - 16h47

Torrões recebe primeira plenária do Eu Amo Meu Bairro

[caption id="attachment_37397" align="alignleft" width="680"] Na ocasião, foram eleitos os articuladores comunitários que ficarão responsáveis por mobilizar a população. (Fotos: Inaldo Menezes/PCR)[/caption]

O bairro dos Torrões, na Zona Oeste do Recife, recebeu, na noite de quinta-feira (15), a primeira plenária do Eu Amo Meu Bairro. Na ocasião, também foram eleitos os articuladores comunitários que ficarão responsáveis por mobilizar a população para que os critérios de avaliação sejam cumpridos. O projeto, promovido pelas Secretarias de Segurança Urbana e Governo e Participação Social, pretende estimular o engajamento popular e premiar o bairro que mais se destacar entre as treze localidades prioritárias do Pacto Pela Vida do Recife. A próxima plenária acontece nesta sexta-feira (16), em Água Fria.

Os 85 votantes que participaram do evento nos Torrões elegeram como articuladores os educadores sociais Vicente Albuquerque, Ivonete de Oliveira, Fernando Lima, a comerciante Patrícia Lúcia da Silva e o marceneiro Severino Alexandre de Lima. Fernando Lima, 55 anos, nascido e criado no bairro, garantiu que irá trabalhar para receber a premiação. “Os Torrões não entraram para perder. Vamos integrar todas as comunidades daqui para melhorar nosso bairro”, afirmou.

O Eu Amo Meu Bairro irá avaliar critérios como redução de homicídios, evasão escolar, depredação de ônibus, aumento de lixo coletado, arrecadação de IPTU e ampliação de empreendedores individuais. Os índices começarão a ser medidos a partir do dia 1º de setembro. O acompanhamento dos resultados será realizado até novembro. Cada critério receberá uma pontuação e, em dezembro, o bairro que mais pontuar será premiado com R$ 300 mil em obras de equipamentos de convivência, difusão cultural ou atividades esportivas, que serão escolhidas pelos moradores.

Um premiação extra irá beneficiar o bairro que apresentar a melhor ideia no quesito Inovação Cidadã. “Esse critério pretende estimular uma iniciativa de geração de emprego e renda que já exista nas comunidades. O melhor deles será premiado com R$ 100 mil para investimento no projeto”, explicou o gerente de Articulação Comunitária da Secretaria de Segurança Urbana, Pedro Leão.

Para a gerente de Fóruns e Conselhos da Cidade da Secretaria de Governo e Participação Social, Betânia Fernandes, o engajamento das comunidades será fundamental para o sucesso do projeto. “Tudo que é feito em conjunto tende a dar certo. Por isso, estamos valorizando a participação popular e procurando atender as reais demandas da população”, disse Betânia, que também é moradora dos Torrões.

Além dos Torrões, serão monitorados os bairros de Nova Descoberta, Dois Unidos, Água Fria, Campo Grande, Várzea, Jardim São Paulo, Areias, Afogados, Ilha Joana Bezerra, São José, Ibura e Cohab. Todos receberão plenárias, onde serão apresentados o Eu Amo Meu Bairro e o Pacto Pela Vida do Recife. As reuniões seguem até o próximo dia 27. A partir do dia 15 de setembro, serão realizados fóruns com os articuladores comunitários e representantes dos órgãos responsáveis pela aferição dos critérios de avaliação.

Confira abaixo o calendário das plenárias do projeto Eu Amo Meu Bairro:

DATA

BAIRRO

LOCAL

HORÁRIO

16/08

Água Fria

Escola Alfredo Freire

19h

17/08

Afogados

Escola Estadual Amaury de Medeiros

9h

17/08

Jardim São Paulo

Escola Municipal Mathias Delgado

15h

19/08

Nova Descoberta

Escola Álvaro Lins

19h

20/08

Ibura

Escola Municipal Simões Barbosa

19h

21/08

Areias

Escola Municipal Isaac Pereira

19h

22/08

Cohab

Escola Cristina Tavares

19h

23/08

Ilha Joana Bezerra/São José

Escola Municipal do Coque

19h

24/08

Campo Grande

Escola Municipal Mário Melo

9h

24/08

Dois Unidos

Escola Municipal Olindina

15h

27/08

Várzea

Escola Doutor Rodolfo Aureliano

19h