Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 16.08.21 - 15h15

Profissionais do Centro de Referência Clarice Lispector recebem curso básico de Libras

img_alt

A formação, realizada pela SDSDHJPD em parceria com a Secretaria da Mulher do Recife, será uma oportunidade de proporcionar um atendimento humanizado e acessível para as mulheres surdas vítimas de violência. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Reafirmando o compromisso de garantir a acessibilidade comunicacional nos espaços públicos municipais, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD) em parceria com a Secretaria da Mulher, promove o Curso Básico I de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os profissionais que atuam no Centro de Referência Clarice Lispector. As aulas terão início nesta terça-feira (17) e seguem até o mês de novembro. A formação garante o certificado de 30 horas-aula.

O Curso Básico I de Libras, realizado através da Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife, será ministrado para uma turma no Centro de Referência Clarice Lispector, durante três meses.  A formação básica em Libras para os profissionais que atuam no centro de referência será uma oportunidade de proporcionar um atendimento humanizado e acessível para as mulheres surdas vítimas de violência. 

O Centro Clarice Lispector, que está em novo endereço, localizado na Rua Doutor Silva Ferreira, número 122, no bairro de Santo Amaro, é um equipamento voltado para o acolhimento e orientação das mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexista. Formado por uma equipe multidisciplinar de psicólogas, assistentes sociais, advogadas, educadoras sociais, auxiliares de serviços gerais e guardas municipais os casos são acompanhados e referenciados para rede municipal de proteção à mulher desde 2003. Todo o serviço é gratuito. 

Desde 2014, quando se formou a primeira turma do Curso Básico de Libras promovido pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Recife, mais de 150 pessoas já foram formadas pelo Curso Básico de Libras, além de pelo menos 200 outras pelas oficinas. Segundo o censo do IBGE 2010,  das 431.359 pessoas com deficiência no município do Recife, 5,52%  são pessoas surdas. Libras é a língua oficial das pessoas surdas no Brasil desde 2002, através da Lei nº 10.436/2002.