Secretaria de Esportes

NOTÍCIAS

Esportes | 16.08.22 - 10h24

Com mais de 700 inscritos, Jogos da Pessoa Idosa 2022 começam nesta quarta (17)

img_alt

Evento realizado pela Prefeitura do Recife terá participação de 27 grupos de idosos com idades entre 60 e 90 anos; abertura será no Geraldão, às 15h; público ainda contará com oficinas e mostra artística e cultural. (Foto: Maurício Ferry/PCR)

 

As portas do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira, estarão abertas nesta quarta-feira (17) para o início dos Jogos da Pessoa Idosa 2022. Com o tema “Recontando histórias, revivendo memórias”, a cerimônia de abertura desta 14ª edição será das 15h às 17h30. O evento seguirá até o dia 31 de agosto e contará com 740 pessoas com idades entre 60 e 90 anos, distribuídas por 27 grupos. A realização é da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes.

"É importante dar oportunidade a esse público para fazer atividade física, com os nossos professores e nos núcleos da cidade inteira. Tudo é busca pela saúde, convivência, amizade e qualidade de vida. Essa é a nossa política pública para o esporte, porque ele fará você viver melhor", aponta Yane Marques, secretária Executiva de Esportes. "A gente cuida do envelhecer das pessoas da cidade, para dar oportunidade para que esse público conviva com a atividade física de forma orientada. Todos esses Jogos, ao final, reverberam como algo muito positivo. Melhor qualidade de vida para todos", arremata. 

As oficinas acontecem no dia 19, no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, das 9h às 11h. A competição esportiva será realizada nos dias 23 e 24 de agosto, também no Compaz Ariano Suassuna, das 9h às 11h. Serão 10 modalidades adaptadas: voleibol, basquete, handebol, futsal, hóquei, golfe, arco, estafeta, dominó e dama.  

A mostra artística e cultural será realizada no dia 29 de agosto, no Teatro Luiz Mendonça, em Boa Viagem. Nela, os inscritos apresentarão suas produções, evidenciando os aspectos da temática por meio da dança, teatro, poesia e outras manifestações. Os grupos receberão medalhas e troféus, e os cinco primeiros colocados serão homenageados com placas. O encerramento será no dia 31, na AABB, nas Graças, das 14h às 18h.  

O tema deste ano busca trazer uma reflexão sobre as origens e raízes dos grupos participantes. Os idosos inscritos serão atendidos pela equipe de professores dos Programas de Esporte (Recife Ativo, Esporte no Compaz, Esporte é Fundamental e Esporte de Rendimento).  

Em 2021, um total de 22 grupos de idosos participaram do evento e cada um recebeu um troféu. Mais precisamente, foram inscritas 687 pessoas, com idades entre 60 e 90 anos. As modalidades, adaptadas especificamente para cada grupo etário, foram nove: voleibol, basquete, handebol, futsal, hóquei, arco, estafeta, dominó e dama. Todos receberam medalhas.