Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 16.08.22 - 10h28

Prefeitura do Recife publica edital de credenciamento para prestação de serviços de hospedagem social

O edital é para as instituições da rede hoteleira que se interessem em disponibilizar vagas para acolher pessoas em situação de rua

Com o intuito de ampliar as vagas de acolhimento para pessoas que vivem em situação de rua, a Prefeitura do Recife publicou edital para credenciar instituições da rede hoteleira com interesse em prestar serviços de hospedagem social. As vagas serão custeadas pela PCR para abrigar os munícipes. A comissão especial de credenciamento já está recebendo a documentação referente ao pedido de credenciamento, que deve ser enviada para o e-mail geruza.felizardo@recife.pe.gov.br. Após análises, os nomes das empresas aptas poderão ser publicados no Diário Oficial até o dia 6 de setembro. A iniciativa faz parte do Programa Recife Acolhe.

O edital de credenciamento está publicado na edição do Diário Oficial do Município do sábado (13). No modelo de hospedagem social, o local contará com uma equipe psicossocial da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, que conta com assistentes sociais e psicólogos, aptos a acompanharem as pessoas em situação de rua que estiverem acolhidas. O acolhido deverá seguir as regras de convivência do hotel ou pousada onde estiver morando. A Secretaria-Executiva da Assistência Social do Recife também irá disponibilizar educadores sociais para plantão diário e noturno. Além disso, poderão realizar qualquer encaminhamento para a rede de saúde e educação.

Em 2021, um primeiro edital de credenciamento para hospedagem social foi publicado. Na ocasião, a Pousada Solar do Lazer se credenciou e, atualmente, acomoda 60 pessoas em situação de vulnerabilidade social encaminhadas pelos serviços da Assistência Social. As pessoas são levadas para a hospedagem de forma gradativa, a partir de uma seleção de perfil e possibilidade de adaptação

A proposta de hospedagem social é uma iniciativa que faz parte do Programa Recife Acolhe, que foi lançado pela Prefeitura do Recife em junho de 2021 com a proposta de reduzir os impactos da extrema pobreza e dos riscos sociais da população em situação de rua, contribuindo com a diminuição da desigualdade social na cidade. A iniciativa é formada por seis eixos, cuja execução será viabilizada a médio e longo prazo, são eles: Ampliação dos Serviços; Moradia; Segurança Alimentar; Educação, Emprego e Renda; Doação e Institucional.

ACOLHIMENTO - Para ser encaminhada para uma unidade de acolhimento institucional da Prefeitura do Recife a pessoa em situação de rua precisa ter passado pela intervenção de algum serviço da Assistência Social, como o Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) ou os Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centro Pop). Em dezembro de 2019, a Prefeitura do Recife inaugurou o Abrigo Noturno Irmã Dulce; em 2020, o Abrigo Edusa Pereira para Pessoas Idosas; e em 2021, foi adquirido um novo espaço para acolher crianças e adolescentes, ampliando a rede em mais de 82%. Após o credenciamento de hospedagem social, a rede de acolhimento institucional da Prefeitura passa a contar com 16 unidades, incluindo o Abrigo Emergencial, que acolhe famílias que ficaram sem moradia devido a alguma situação de calamidade pública, e as vagas de hospedagem social. Atualmente, a rede de acolhimento conta com 619 vagas e 80% delas estão ocupadas. Apenas de 2021 pra cá, a rede de acolhimento institucional da Prefeitura do Recife ampliou de 539 para 619 as vagas disponíveis, representando um aumento de 14%.