NOTÍCIAS

Cultura | 16.09.12 - 20h43

"Mulheres de Benício" em cartaz no Museu Murillo La Greca

Mostra reúne 65 obras originais em guache disponíveis para visitação até 21 de outubro. Todas as peças estão à venda

Os traços marcantes e a sensualidade das ilustrações de José Luiz Benício estão à disposição do público no Museu Murillo La Greca. Peças originais de um dos mais importantes ilustradores do Brasil compõem a exposição “Mulheres de Benício”, inaugurada neste domingo (16) à tarde. A mostra com curadoria de Bebel Abreu é um dos projetos contemplados pelo edital Amplificadores de Artes Visuais, realizado pela Prefeitura do Recife.

Os desenhos de Benício tornaram-se conhecidos pelas capas de livros da série ZZ7, da Editora Monterrey, principalmente pela espiã sexy Brigitte Monfort. “Benício é maravilhoso, o trabalho dele faz parte da vida de muita gente seja pelos livros que ilustrou, pelos cartazes de cinema ou pelas figuras de alguma revista. O projeto Amplificadores deu a oportunidade de levarmos para fora de São Paulo a grandeza da obra desse grande artista”, contou a curadora Bebel Abreu.

A mostra conta com 65 dos milhares de desenhos originais feitos em guache e papel de algodão que até pouco tempo estavam guardadas com herdeiros da Editora Monterrey. São ilustrações que datam desde a década de 60, quando Benício começou a carreira. “A maioria delas eu lembrava, sim, mas algumas eu vi e não reconheci, não lembrava que se tratava de um trabalho meu. Então é muito bom rever cada um e poder reapresentar às pessoas”, contou o artista.

Pessoas de diversas idades e lugares vieram conferir os trabalhos e conhecer pessoalmente o ilustrador que também estava lançando a publicação “Sex & Crime”, que traz algumas das famosas pin-ups de Benicio, criadas para peças publicitárias e para a revista Playboy, além de capas de outras coleções de livros sobre crime e aventura da Editora Monterrey. “Pra quem fica escondido num atelier, como eu, é muito gratificante presenciar essa admiração das pessoas que eu não sabia que ia tão longe, a essa altura da minha vida, é sem dúvida um presente”, confessou Benício. Todos os desenhos da exposição estão à venda e ficam no Museu Murillo La Greca Até o dia 21 de outubro.

O ilustrador Maurício Design elogiou a exposição e revelou que a obra Benício é inspiração para os profissionais da área. “Vim de Natal (RN) só pra ver novamente os trabalhos e o autor. Eu tinha dez anos e já gostava de desenhar, quando certa vez fui entrando no cinema e me deparei com um desenho de Benício. Desde esse dia eu tive a certeza que queria seguir essa profissão. Ele é minha grande inspiração”, contou.

O Ilustrador - José Luiz Benicio da Fonseca nasceu em Rio Pardo, Rio Grande do Sul, em 1936. Começou sua carreira na Clarim Publicidade, em Porto Alegre, como aprendiz de desenho, aos 15 anos de idade. Em 1953 mudou-se para o Rio de Janeiro e ingressou na equipe de arte da Rio Gráfica e Editora (RGE), onde fez trabalhos para as principais revistas da Editora (Querida, Cinderela, Radiolândia, Filmelândia, entre outras).

Convidado em 1961 para a equipe de criação da agência de publicidade americana McCann Erickson, Benicio fez trabalhos para a Coca-Cola, Esso, para o lançamento dos tecidos Nycron e outras marcas de peso. Em 1965, o ilustrador passou a se dedicar também as capas de livros da Editora Monterrey, que se reinventava no Brasil com dezenas de séries de livros de bolso com westerns, histórias de detetives e de espionagem, sexo e aventura. Os livros fizeram imenso sucesso no país e abriram as portas de um novo mercado para Benicio: os cartazes de cinema.

Entre 1968 e 1985, ele foi o principal criador de cartazes para o cinema brasileiro. Por causa da sensualidade de suas mulheres, ele criou mais de 300 cartazes para as pornochanchadas, maiores públicos do cinema na época – e para filmes como “A Madona de Cedro”, “Ana Terra”, “Dona Flor e seus Dois Maridos” e outros marcos do cinema marginal paulista. Benicio também criou cartazes para 31 dos longas-metragens de maior sucesso d' Os Trapalhões, pelos quais é reconhecido até hoje. Com quase 60 anos de carreira, o ilustrador gaúcho ainda colabora para revistas como Veja e Playboy, da Editora Abril, além de ilustrar capas para editoras de livros e criar peças publicitárias.

Serviço
Exposição “As Mulheres de Benício”
Visitação da exposição do dia 18 de setembro até 21 de outubro
Horário de visitação: das 9h às 17h.
Acesso gratuito
Museu Murillo La Greca - Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim.
Telefones: (81) 3355-3126 | (81) 3355-3127 | (81) 3355-3129

ASSUNTOS: