NOTÍCIAS

Saúde | 16.09.15 - 17h23

Denúncias de consumidores levam Vigilância Sanitária do Recife a interditar padaria na Zona Norte

Denúncias feitas por consumidores provocaram a interdição, na manhã desta quarta-feira (16), da Panificadora São Roque, localizada em Nova Descoberta, pela Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Recife. Outros dois estabelecimentos - mais uma padaria e um mercadinho - também foram inspecionados, em conjunto com outros órgãos fiscalizadores. Foram apreendidos 220 kg de alimentos impróprios para o consumo. A operação, que aconteceu simultaneamente, contou também com a atuação do Ministério Público de PE, Procon-PE, Delegacia do Consumidor e Instituto de Pesos e Medidas. 

De acordo com os inspetores da Visa, a Padaria São Roque, apresentava péssimas condições de higiene sanitária. Além disso, foram encontrados produtos sem informações de procedência, alimentos estragados e em embalagens inapropriadas. O proprietário da padaria foi autuado em flagrante e chegou a ser levado pela Delegacia do Consumidor.

O Mercadinho Maracanã, no Córrego do Jenipapo, foi autuado por falta de água na área de manipulação de carnes, que teve as atividades paralisadas. No local, foram recolhidas carnes de charque, linguiças e salsichas impróprias para o consumo, além de produtos cuja venda são proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, como ácido e Naftalina.  “Os produtos que comprometem a saúde do consumidor precisam ser eliminados. A padaria permanecerá fechada até ficar de acordo com a legislação sanitária”, afirmou a gerente de Visa, Adeílza Ferraz. 

Na Panificadora Cabo Verde, que também fica no Córrego do Jenipapo, os inspetores não encontraram irregularidades. Os estabelecimentos autuados deverão responder a processo administrativo-sanitário, que pode resultar em multa, cujo valor varia de R$ 40 a R$ 400 mil.

Balanço – No último dia 8, uma padaria foi interditada e dois mercadinhos tiveram parte de seu funcionamento suspenso pelos órgãos fiscalizadores. Ao todo, foram recolhidos 353 kg de produtos impróprios para o consumo.

Capacitação – Em 2014, a Visa promoveu, a pedidos do Sindicato da Indústria de Panificação (Sindipão), capacitação para os donos de padarias. Durante os encontros, foi disponibilizado um checklist com orientações sobre as normas sanitárias a serem seguidas para garantir a segurança alimentar dos consumidores. Entre os itens, estão os cuidados com a estrutura do estabelecimento, a manutenção dos equipamentos, o manejo de resíduos, a preparação, conservação e transporte dos alimentos, o abastecimento de água e também o acompanhamento dos manipuladores dos produtos.