NOTÍCIAS

Saúde | 16.09.15 - 10h39

Operação fiscaliza padarias na Zona Norte do Recife

A Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Recife realiza, na manhã desta quarta-feira (16), em operação conjunta com o Ministério Público de Pernambuco, Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro), Procon-PE e Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) e Delegacia do Consumidor, inspeção em estabelecimentos*, entre eles padarias e mercadinho, na Zona Norte do Recife.

Balanço – No último dia 8, uma padaria foi interditada e dois mercadinhos tiveram parte de seu funcionamento suspenso pelos órgãos fiscalizadores. Ao todo, foram recolhidos 353 kg de produtos impróprios para o consumo.

Capacitação – Em 2014, a Visa promoveu, a pedidos do Sindicato da Indústria de Panificação (Sindipão), capacitação para os donos de padarias. Durante os encontros, foi disponibilizado um checklist com orientações sobre as normas sanitárias a serem seguidas para garantir a segurança alimentar dos consumidores. Entre os itens, estão os cuidados com a estrutura do estabelecimento, a manutenção dos equipamentos, o manejo de resíduos, a preparação, conservação e transporte dos alimentos, o abastecimento de água e também o acompanhamento dos manipuladores dos produtos.

Leis – A Vigilância Sanitária reforça a existência das leis municipais 16.039/95, que dispõe sobre as condições de funcionamento das atividades ligadas ao setor da panificação, e 16.298/97, que permite o acesso dos consumidores às instalações de manuseio e preparo dos produtos alimentícios nos restaurantes, hotéis, motéis, bares, lanchonetes e similares.