NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 16.09.15 - 09h46

Programa de informática e internet para idosos "Navegar é preciso" é apresentado no Fórum do Envelhecimento Digno

img_alt

O fórum acontece uma vez por mês e é promovido pela Unicap. A Gerência de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da PCR foi convidada a apresentar o curso para formação de novas turmas. (Foto: Antonio Tenório/ PCR)

A Prefeitura do Recife, através da Gerência de Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, participou nesta terça-feira (15), do Fórum do Envelhecimento Digno, promovido pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Na ocasião, a gerente de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Cacilda Medeiros, e a chefe de Divisão da Pessoa Idosa, Ana Elizabete Monteiro, apresentaram o programa Navegar é Preciso, que ensina informática e noções de navegação na internet e uso de redes sociais.

Para Ana Elizabete, é importante pensar na pessoa idosa na era digital e por isso o curso foi idealizado. A primeira turma de 40 alunos formou-se em 2014 e a turma de 2015 está em atividade. Ela convidou o público presente, integrantes de grupos de convivência, para se inscrever na próxima turma.
Cacilda Medeiros explicou que sentiu a necessidade de promover o curso a partir das demandas atuais dos idosos e a Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação abraçou ideia, firmando uma parceria entre as pastas. "A tecnologia está presente no nosso dia a dia, desde transações no caixa eletrônico, o próprio celular, enfim, estamos em torno dos equipamentos eletrônicos e é importante para a auto-estima, autonomia e a conquista da confiança do idoso, estar inserido neste contexto. Está previsto, inclusive, no Estatuto do Idoso, a questão da atualização tecnológica. A tecnologia avança muito rápido e se não nos preocuparmos com isso como política e nas nossas vidas, a pessoa idosa acaba excluída", afirmou.

Na sequência, um vídeo foi apresentado ao público, mostrando trechos de aulas, depoimentos dos alunos e explicando os módulos que dividem o curso em 40 horas/aula ministrado em cerca de três meses, no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (CETEC) do Recife, além da visita guiada de grupos de idosos à última edição da Campus Party, em julho deste ano.