Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 16.09.18 - 11h39

PCR inaugura Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Ambiental

img_alt

Espaço localizado no Segundo Jardim de Boa Viagem vai recepcionar turistas e ainda trazer consciência ambiental. (Foto: Cortesia)

 

O olhar atento às necessidades do meio ambiente para um constante cuidado com a cidade em que vive deve ser contínuo. E isso não deve valer apenas para os moradores. Visitantes que desembarcam em destinos para vivenciarem momentos únicos também precisam deste compromisso. Pensando nisso, a Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Turismo, Esportes e Lazer e de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, abre o seu primeiro Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Ambiental, no Segundo Jardim de Boa Viagem.

Neste sábado (15), o espaço foi oficialmente aberto ao público com um evento interativo para tratar da consciência ambiental. Se apresentaram a Turma Mangue e Tal, com o esquete Mude o Pensamento, e o Maracatu Estrela do Mar. Curiosos pararam para conhecer o novo espaço que conta com dois atendentes bilíngues e materiais informativos sobre a cidade e os seus atrativos turísticos.

“Este é um equipamento que vai atender os viajantes que chegam à nossa cidade e também os moradores da cidade. Além de ofertar o que todo Centro de Atendimento ao  Turista oferece, o nosso CAT Ambiental vai oferecer informações sobre a preservação ambiental. Esta unidade é interativa e dinâmica, e está estrategicamente localizada em uma área privilegiada da cidade, às margens da nossa Orla”, destacou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

A inauguração do CAT Ambiental entrou para a programação do Dia Mundial da Limpeza. Para o secretario de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, Bruno Schwambach, esta é uma conquista da atual gestão. “Hoje é um dia muito especial. Além da série de atividades que fizemos, que contamos com cerca de 500 voluntários, estamos aqui inaugurando este novo espaço que está em uma das unidades de preservação da nossa cidade: a Orla de Boa Viagem. É importante que todos saibam que este espaço não é só para o turista, mas para todos”, comemorou.

A Relações Públicas Sirleide Alves, de 51 anos, acredita que a iniciativa é um passo importante. “As pessoas precisam ter mais educação ambiental, este é um problema muito presente na nossa sociedade. E é importante que essa cultura de preservação seja debatida desde cedo, com as crianças. Um espaço assim é atrativo demais para todo mundo”, disse. Quem também aprovou o projeto da PCR foi o autônomo Pedro Silva, de 31 anos. “Infelizmente as pessoas não pensam no meio ambiente e agora o mundo se encontra na situação atual, implorando por socorro. As pessoas precisam valorizar essa questão para poder, de fato, fazer a diferença", disse.

O CAT Ambiental funcionará de terça a domingo, das 10h às 20h. O espaço dedicado à educação ambiental fica disponível das 9h às 17h.