Secretaria de Política Urbana e Licenciamento - SEPUL

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 16.09.22 - 19h10

Largo da Bomba do Hemetério será totalmente requalificado

img_alt

Convênio entre Prefeitura do Recife e Governo de Pernambuco foi assinado nesta sexta (16) e vai viabilizar melhorias urbanas em um dos principais espaços públicos da Zona Norte. (Foto: André Nery/PCR)

 

O Largo da Bomba do Hemetério, importante espaço para eventos e referência artística na Zona Norte do Recife, será beneficiado com obras de requalificação, que incluirão melhorias na drenagem, iluminação pública, revestimento do piso, nova área de convivência e reforço na arborização. A intervenção será viabilizada a partir do convênio assinado nesta sexta (16), entre a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). O prefeito do Recife, João Campos, e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, Tomé Franca, formalizaram a parceria.

 

O prefeito João Campos destacou a importância da intervenção, que será realizada a partir de recursos enviados por emenda do deputado estadual Marco Aurélio. “A Prefeitura está fechando o projeto executivo e as obras começam neste ano ainda. Hoje, a gente formaliza o convênio referente a requalificação de um espaço que é importante para o convívio dos moradores e também para a cultura local”, destacou o prefeito. “Queremos fazer com que aquele espaço se torne ainda mais um local de convivência e de manifestações culturais importantes para o bairro”, acrescentou. O vereador Marco Aurélio Filho e moradores da região também participaram do ato.

 

Conhecido popularmente como Largo da Bomba, o local sedia os movimentos culturais do bairro, bem como feirinhas e apresentações de grupos artísticos. As obras criarão uma grande praça de 1.145 m², em diferentes níveis, resultado da junção do atual largo com a área onde se localiza a ecoestação. O revestimento projetado é o piso intertravado, nas cores cinza natural e cinza grafite. A nova praça será totalmente acessível, com rampas de acessos e pisos táteis, de acordo com as normas de acessibilidade da NBR 9050.

 

A área verde trará mais conforto ambiental, com árvores de grande porte e canteiros ajardinados. Serão criadas escadarias de acesso ao pátio, que também funcionarão como arquibancadas para receber o público nos ensaios e apresentações culturais. Uma nova área de vivência será implantada, com bancos e mobiliário urbano, e a área dos quiosques será requalificada. Por fim, a iluminação pública e a drenagem serão melhoradas.

 

Localizado na RPA-2, região norte da cidade, o bairro da Bomba do Hemetério faz parte da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Casa Amarela e destaca-se na cena cultural da cidade por sediar grupos carnavalescos, a exemplo do Maracatu Nação Elefante e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério. O Largo da Bomba do Hemetério fica entre as ruas Bomba do Hemetério, Chã de Alegria, Tamboara e Córrego Pastor Benoby Carvalho de Souza.