NOTÍCIAS

| 16.10.12 - 12h32

Moradoras do Barro recebem ação do mamógrafo itinerante

O exame foi disponibilizado para mulheres acima dos 40 anos cadastradas no Centro de Saúde Gaspar Regueira Costa

[caption id="attachment_27201" align="alignleft" width="334"] Nos dois dias estão sendo oferecido um total de 160 avaliações. Foto: Irandi Souza[/caption]

No mês internacional de Conscientização sobre o Câncer de Mama, celebrado em outubro, a Prefeitura do Recife intensificou as ações para atender e informar a população sobre a doença. Para isso, está levando aos bairros da cidade o Mamógrafo Itinerante Amigas do Peito, veículo adaptado com os equipamentos necessários para a realização do exame. Desta vez, as contempladas foram as moradoras do Barro, na Zona Sudoeste da Cidade, que fizeram o procedimento gratuitamente na segunda (15) e terça (16), das 9h às 16h30, no Centro de Saúde Gaspar Regueira Costa.

Nos dois dias estão sendo oferecido um total de 160 avaliações, indispensáveis para a identificação de casos suspeitos de câncer na mama. O exame é indolor e dura em média 15 minutos. “A Prefeitura está incentivando as mulheres da cidade a se prevenir e se cuidar. A gente pensa que não tem nada, mas quando vê a doença já tomou conta. Se bem soubessem as pessoas fariam o exame regularmente de seis em seis meses seguindo orientações médicas e participariam dessa ação que conscientiza e nos dá o resultado mais rápido do que a gente imagina”, comentou a moradora, Michelle Paes.

Para fazer o preventivo é preciso apresentar o Cartão SUS e um documento oficial com foto. A Secretaria de Saúde do Recife ressalta que não é possível marcar o atendimento para outra pessoa. Podem participar as usuárias acima dos 40 anos de idade ou histórico familiar relacionado ao câncer.

O resultado do exame sai em 15 dias. Pacientes cuja avaliação apontar algum problema na mama serão encaminhadas para tratamento em unidade de referência na capital pernambucana. Apenas no mês de outubro, 320 mulheres já foram beneficiadas pela ação da Prefeitura do Recife.

ASSUNTOS: