Prefeitura do Recife realiza Seminário do Dia Mundial da Alimentação
Assuntos como economia solidária voltada à agricultura familiar e segurança alimentar foram abordados
Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado nesta terça-feira (16), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico promoveu o Seminário do Dia Mundial da Alimentação, que aconteceu no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena.
Na ocasião, assuntos como a economia solidária voltada à agricultura familiar, segurança alimentar e os desafios do acesso a alimentação saudável foram abordados. Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti, a data 16 de outubro é um bom momento para população refletir o tipo de alimento que está sendo consumido. “Já avançamos no combate à fome, mas ainda há muito para fazer. Vamos aproveitar o Dia Mundial da Alimentação para pensar nos desafios que enfrentamos como o acesso de pessoas carentes à alimentação de qualidade. A PCR trabalha com programa de alimentos saudáveis nas escolas públicas e conta com o acompanhamento de nutricionistas”, ressalta o secretário.
Com o tema Cooperativas que alimentam o mundo, a mesa de abertura contou com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti; de Zênia Tavares, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/PE); Ronaldo Santana, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional; da nutricionista e membro titular da sociedade civil do COMSEA estadual e nacional, Sônia Lucena, e da economista doméstica, professora da UFRPE, doutora em ciências sociais, Raquel Uchôa.
“Vivemos num país, que cresce no sistema de Segurança Alimentar e Nutricional. Os números de desnutrição caíram no Brasil. Consumir uma alimentação saudável é um direito constitucional dos brasileiros”, afirmou a nutricionista Sônia Lucena, que palestrou sobre segurança alimentar.
Também participaram do evento os agricultores que fornecem produtos para o Banco de Alimentos, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos; membros de Conselhos, ONGs e Universidades; técnicos de serviço social, nutricionistas e estudantes. Cerca de 200 pessoas assistiram ao seminário.