Secretaria da Mulher reúne Comitê de Feminilização da AIDS
A secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, reuniu-se, na manhã desta terça-feira (16), com representantes de diversas instituições da sociedade civil organizada que irão compor o Comitê de Enfrentamento à Feminilização do HIV-AIDS. Este é o terceiro encontro realizado em 2012 e aconteceu na sala de reuniões do Orçamento Participativo, situado no 8° andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife.
O Comitê será instalado oficialmente no início de dezembro e terá como principal função elaborar as diretrizes do I Plano Municipal de Enfrentamento à Feminilização da AIDS. O órgão será composto por representantes das Secretarias municipais e de 13 instituições não governamentais. Entre outras competências estão o monitoramento das ações e orçamentos destinados para a efetivação das ações inerentes ao Plano e o fomento de estudos e pesquisas junto às instituições de ensino.
Para Rejane Pereira, a reunião significou um avanço nas discussões. “Esses encontros já vêm acontecendo periodicamente e hoje foi possível consolidar o processo de formação do Plano”, declarou.
Participaram dos debates representantes das Secretarias de Saúde e Direitos Humanos e Segurança Cidadã; do Fórum de Mulheres de Pernambuco; da ONG Gestos; da Articulação AIDS de Pernambuco (Instituto PAPAI); da União Brasileira de Mulheres (UBM); da Articulação e Movimento para Travestis e Homossexuais de Pernambuco (Amotrans) e do Centro de Referência e Especialização da População em Situação de Rua (Centro Pop).