NOTÍCIAS

Cultura | 16.10.13 - 14h32

Comitê Gestor do Recife Antigo discute embutimento de fiação

Representantes da Celpe e da Compesa estarão presentes para esclarecer sobre obra

Serviços públicos essenciais, como água e energia, estarão sendo debatidos nesta quinta-feira (17). A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, realiza a III Reunião do Comitê Gestor do Bairro do Recife, a partir das 15h, no auditório do 12º andar da prefeitura. “Um dos grandes desafios do Recife Antigo é melhorar a infraestrutura do bairro, ampliando o mix de serviços oferecidos. Para isso, precisamos ter os serviços básicos atuando em harmonia com o perfil da região”, comenta o secretário Felipe Carreras.

Um dos maiores entraves do bairro para melhorar a apresentação do Recife Antigo ao turista – valorizando a arquitetura dos prédios antigos - diz respeito ao embutimento da fiação, reduzindo a poluição visual, proposta ideal para bairros históricos e turísticos. Para conversar sobre esse tema, profissionais da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) foram convidados a participar da reunião.

O gestor de Expansão e Novas Ligações da Região Metropolitana Sul, José Oton Barbosa de Lima, e o gerente de Expansão e Novas Ligações, Aldo Formiga, ambos da Celpe, estarão presentes no local. Eles vão esclarecer quais são os critérios e exigências necessárias para a aprovação de um projeto que vise o embutimento de fiação, o papel da Celpe nesse processo e as principais dificuldades enfrentadas para viabilização desse tipo de obra.

Como uma obra de cabeamento subterrâneo nas ruas requer escavações, também envolve questões hidráulicas, já que há galerias e tubulações no solo. O assessor Executivo da Presidência da Compesa, Sérgio Murilo Guimarães, também estará presente. Ele vai falar sobre projetos de saneamento e ações pontuais da Compesa no Bairro do Recife, bem como o papel do órgão no processo e as principais dificuldades enfrentadas para realizar o embutimento.

Esse tipo de intervenção urbanística já é utilizado em grandes cidades do mundo, sobretudo da Europa, como Alemanha, Finlândia e Espanha. No Recife, a área do casario do Pátio de São Pedro, no bairro de Santo Antônio, e parte da Rua da Moeda, no Recife Antigo, possuem fiação embutida. Além da questão visual, o cabeamento subterrâneo traz mais proteção e confiabilidade ao sistema elétrico.

Em paralelo, o professor de Turismo, Renato Sertos, fará uma apresentação sobre sua dissertação de Mestrado, defendida no Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O tema é “A reordenação espacial do Bairro do Recife a partir da proposta do plano de revitalização turística”.