NOTÍCIAS

Cultura | 16.10.13 - 18h26

PCR retoma a nova calçada da Rua das Flores para os pedestres

[caption id="attachment_39616" align="alignleft" width="677"] Nesta quarta-feira (16), a Secon removeu mesas e jarros colocados irregularmente em área pública. (Foto:Inaldo Lins/PCR)[/caption]

Em ação conjunta da Secretaria-Executiva de Controle Urbano do Recife (Secon) com a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), a nova calçada da Rua das Flores, que estava ocupada irregularmente, foi liberada para os pedestres. Agentes da Secon removeram, na tarde desta quarta-feira (16), 11 jarros, 4 mesas e 16 cadeiras de ferro que haviam sido instalados em cima do novo piso, que é de pedra mineira.

Após a Emlurb ter iniciado a recuperação da via, o dono da lanchonete desfez parte do trabalho da prefeitura para chumbar mesas, cadeiras e jarros no passeio público, atrapalhando, também, a mobilidade dos pedestres. O proprietário do estabelecimento havia sido notificado por ocupação irregular do espaço público.

"Desde o final de julho que começamos as obras de revitalização das calçadas. Esse trecho da Rua das Flores foi concluído na semana passada e justamente por isso foi pedido que ele retirasse o material da rua", disse Fernadha Batista, diretora de Manutenção Urbana da Emlurb. Os buracos deixados no local devem ser consertados pela Emlurb até o fim de semana.

"O dono do material terá até esta quinta-feira (17) para comparecer à 1ª Gerência Regional da Secon, com todos os documentos. Após pagamento de multa, ele pode reaver o material, que será levado para o depósito municipal. Além disso, terá que assinar termo de responsabilidade afirmando que não vai mais ocupar o logradouro público", explicou o chefe da Gerência de Operações da Secon, Anísio Aziz.

A operação obedece às Leis Municipais nº 16.176/1996 e 16.053/1995 e contou com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

RECUPERAÇÃO DE CALÇADAS - A Prefeitura do Recife anunciou, no início do mês de julho, uma ação para a recuperação de calçadas com o maior investimento da história nesse tipo de serviço: R$ 20 milhões para implantação e recuperação de 140 quilômetros de passeio público.Serão realizadas intervenções em canteiros centrais de vias, frentes de água, praças, parques e imóveis públicos municipais localizados nos principais corredores viários da cidade. Além disso, serão incluídas 1000 rampas de acessibilidade e a execução dos serviços tem previsão de duração de um ano. As obras foram iniciadas no final do mesmo mês. As primeiras que vias que começaram a ser beneficiadas são as ruas das Flores e João Souto Maior, que fazem parte do polígono do Carmo, e a Rua Sete de Setembro, no coração do centro da cidade, no bairro da Boa Vista.