NOTÍCIAS

Cultura | 16.10.13 - 07h40

Recife instalará 24 pluviômetros semiautomáticos em áreas de risco

Equipamentos serão recebidos através do projeto Pluviômetro nas Comunidades, do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)

A Prefeitura do Recife irá instalar 24 pluviômetros semiautomáticos em áreas de risco da cidade através do projeto Pluviômetro nas Comunidades, do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), instituição vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Durante a manhã de hoje (terça-feira, 15), técnicos da Secretaria-Executiva de Defesa Civil (Sedec) participaram de uma capacitação sobre a instalação do aparelho e a mobilização comunitária.

De acordo com o gerente geral de engenharia da Sedec, Edgard Melo, os aparelhos serão espalhados por localidades monitoradas pelos seis escritórios regionais da Defesa Civil, tanto em áreas de morro quanto de planície. "Com as leituras regionalizadas desses dados pluviométricos, vamos poder direcionar os alertas de chuvas e otimizar a prevenção a situações de risco. Tudo isso contando com a participação da população, através das lideranças comunitárias que irão receber os pluviômetros semiautomáticos nos auxiliando nesse trabalho", pontuou.

À frente da capacitação do Cemaden, esteve a pesquisadora Maria Rita Souza, que explicou os objetivos do projeto Pluviômetro nas Comunidades. "Buscamos introduzir a cultura de percepção de riscos de desastres naturais, envolvendo a população que vive em áreas de risco para fortalecer as capacidades locais no enfrentamento às adversidades", afirmou. Representantes da Defesa Civil dos municípios de Barreiros e Igarassu também participaram do encontro promovido pelo Cemaden.

Para o presidente do Conselho de Moradores do Morro da Conceição, Laudiniz Gabriel, a instalação de um pluviômetro semiautomático na sua comunidade trará benefícios. "Será uma ferramenta importante, um avanço na prevenção de desastres, porque os moradores vão ficar mais cientes com as informações que teremos através do aparelho", comemorou.