NOTÍCIAS

| 16.10.14 - 16h15

Mãe Coruja Recife promove comemoração para mães e bebês cadastrados no Programa

Com 95 crianças acompanhadas, o Mãe Coruja dedica festa ao mês das crianças

O Mãe Coruja Recife promove nesta sexta-feira (17), a partir das 14h, no Espaço de Água Fria, localizado na Policlínica Salomão Kelner (Estrada Velha de Água Fria), o primeiro encontro das crianças cadastradas no Programa. O evento é realizado em comemoração ao Mês das Crianças. Atualmente, o PMC Recife tem 323 mulheres e 95 crianças cadastradas e acompanhadas.

A Festa das Crianças, do Programa Mãe Coruja Recife, contará com um "Shantalaço". As mães serão orientadas, por uma facilitadora do Núcleo de Apoio em Práticas Integrativas (Napi) do Distrito Sanitário II, a praticar a Shantala, uma técnica de massagem para acalmar os bebês. Elas serão sensibilizadas e poderão reproduzir a massagem em casa, fortalecendo e ampliando o vínculo entre mãe e filho.

Os irmãos e as irmãs dos bebês cadastrados no PMC não ficarão de fora da comemoração. Numa parceria com a Secretaria de Educação do Recife, através do Programa de Apoio à Primeira Infância (PAPI), será promovida uma “Brinquedoteca", em que as crianças serão estimuladas a construir seus próprios brinquedos, com materiais recicláveis. Profissionais do Napi também vão realizar "Contação de Histórias", visando o incentivo à leitura, outra forma de estimular a ampliação do vínculo mãe-bebê.

Mãe Coruja - O Programa Mãe Coruja Recife foi lançado pela Prefeitura da Cidade do Recife em janeiro deste ano, com a inauguração do 1º Espaço Mãe Coruja Recife, em Água Fria, na Policlínica Salomão Kelner. Também está em funcionamento o segundo espaço na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro.

O Espaço Mãe Coruja é um local de acolhimento e vivências que busca fortalecer os vínculos entre mãe, bebê, e a família, além de promover o protagonismo da mulher, por meio de ações intersetoriais. Nos Espaços Mãe Coruja, que são constituídos por Assistentes Sociais e enfermeiras, as mulheres gestantes são acolhidas e cadastradas no Sistema de Informação do Programa, que possibilita o armazenamento de todo o acompanhamento mensal da gestação, culminando com o parto e nascimento do bebê que fica sendo acompanhado até os 05 anos de idade da criança.