NOTÍCIAS

| 16.10.14 - 16h18

Oficina une Arte-Educação e Antropologia no MAMAM

Arte-educação em Diálogos com a Antropologia acontece de novembro até dezembro com inscrições gratuitas, através do Edital de Artes Visuais

Para quem pensa em arte como uma forma de comunicação social, a Oficina Arte-Educação em Diálogos com a Antropologia, que terá como facilitadora a professora e antropóloga Nicole Costa, é uma ótima oportunidade de obter mais conhecimento sobre o assunto. Ela acontece de 8 de novembro a 6 de dezembro, sempre aos sábados, a partir das 9h. A oficina é uma realização do Edital de Artes Visuais, promovido pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. As inscrições vão até o dia 4 de novembro.

A atividade propõe reflexões e atividades práticas para abordar conceitos relativos a arte, arte-educação e suas relações com a antropologia, assim como as possibilidades que este campo disciplinar pode oferecer para o ensino de arte no âmbito formal e informal. Por meio de leitura de imagens (marcadamente de obras advindas de fontes da antropologia, tais como produções indígenas, africanas e afro-brasileiras); mediação cultural; biografia de objetos (artísticos, musicais ou de outras naturezas); colecionismo; avaliação; modificando-as de acordo com as referências da antropologia, serão construídas algumas práticas de arte-educação.

A finalidade principal da oficina é estreitar as relações entre arte e público por meio do estímulo a que os participantes promovam em suas práticas profissionais ações reflexivas que estimulem experiências em arte. O público alvo da atividade é arte-educadores/mediadores de museus, professores atuando em sala de aula, estudantes de licenciatura, interessados nos temas da oficina. Nos dias 8, 22 e 29 de novembro, a oficina de Arte-Educação em Diálogos com a Antropologia será realizada no horário das 9h às 13h. No sábado, 6 de dezembro, das 9h às 18h.

Para se inscrever o candidato deve enviar e-mail para inscricoesartesvisuais@gmail.com identificando no assunto do e-mail o nome: OFICINA ARTE EDUCAÇÃO. No corpo do email devem constar: nome completo, endereço, telefone, breve currículo (até 300 palavras) e carta de intenção (300 palavras). Os candidatos selecionados serão comunicados até 2 dias antes do início da atividade. A oficina de Arte-Educação em Diálogos com a Antropologia é coordenada pela Gerência do Centro de Formação em Artes Visuais da Cidade do Recife (CFAV) e pela Gerência de Artes Visuais da Cidade do Recife.

Serviço:
Oficina ARTE-EDUCAÇÃO EM DIÁLOGOS COM A ANTROPOLOGIA
Facilitadora: Nicole Costa
Quando: 08, 22 e 29 de novembro, das 9h às 13h
06 de dezembro, das 9h às 18h
Local: Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), Rua da Aurora, 265, Boa Vista, Recife.
Inscrições gratuitas até 04 de novembro
E-mail: inscricoesartesvisuais@gmail.com