NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 16.10.15 - 16h47

Ingressos do Bem ajudarão ONGs do Recife

img_alt

Parceria promovida entre a Prefeitura do Recife e o Sport Club do Recife deverá recolher quase cinco toneladas de alimentos para instituições filantrópicas da cidade. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)


A plataforma Transforma Recife vai receber um reforço enorme neste final de semana. O prefeito do Recife, Geraldo Julio, e o presidente do Sport Club do Recife, João Humberto Martorelli, fecharam uma parceria para a arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados a dez instituições filantrópicas cadastradas no projeto de voluntariado. O "Ingresso do Bem" já está sendo adquirido pela torcida rubro negra, na Ilha do Retiro, para o jogo Sport x Atlético/MG, no próximo domingo (18), ao valor de R$ 10 e um quilo de alimento não perecível.

Serão destinados 4,9 mil "Ingressos do Bem" para torcedores que ocuparão a Arquibancada Sede da Ilha do Retiro, e poderão ser adquiridos até a véspera da partida, sábado (17). Os alimentos serão doados para ONGs que participam do Transforma Recife, plataforma digital da Prefeitura que une voluntários a entidades beneficentes. Atualmente, o Transforma Recife conta com 40 mil voluntários e 350 ONGs cadastradas.
A iniciativa foi bastante celebrada pelo prefeito Geraldo Julio, que comemorou a escalação de mais 4,9 mil voluntários no Transforma Recife. “É um grande exemplo e a gente só tem a agradecer ao Sport Club do Recife e, principalmente, aos torcedores do Sport por adquirir este ingresso solidário. Esta iniciativa tem um ganho duplo, pois promove a paz nos estádios e ajuda pessoas que são atendidas por estas ONGs”, destacou. “O Recife já é a cidade mais solidária do Brasil e com o Transforma Recife este trabalho cresce cada vez mais”, continuou o gestor.

“O Recife já é a cidade mais solidária do Brasil e com o Transforma Recife este trabalho cresce cada vez mais.”

O presidente Martorelli também ressaltou a importância de se trabalhar a parceria entre o clube e o Transforma Recife. “Podemos definir esta parceria como o ‘Encontro do Bem’. O Transforma Recife é uma plataforma muito importante no trabalho de voluntariado na cidade, congregando 40 mil pessoas que estão desenvolvendo trabalho do bem e para o resgate da cidadania. Nosso objetivo aqui é fazer com que o futebol não seja apenas um instrumento de entretenimento, mas também para a construção da cidadania para a sociedade. Queremos mandar uma mensagem de paz e de solidariedade nos estádios. Esse é um dos objetivos do Sport Club do Recife”, comentou.

O Transforma Recife é o primeiro projeto de voluntariado no Brasil lançado por uma prefeitura, atingiu a marca de 40 mil voluntários e mais de 350 instituições beneficentes cadastradas e funciona cruzando dados de pessoas que querem fazer trabalho voluntário com organizações não governamentais. Outro número importante atingido pelo Transforma Recife foi o de aproximadamente 200 mil horas dedicadas ao trabalho voluntário pelo povo do Recife. O número é constantemente atualizado no voluntariômetro do projeto, que está localizado na Avenida Agamenon Magalhães.
De acordo com o coordenador do Transforma Recife, Fábio Silva, a ideia é avaliar a receptividade da ação e tentar ampliar este tipo de trabalho. “Nós acreditamos que todos os ingressos serão adquiridos e com essa adesão, a ação deverá ser continuada”, explicou. Serão beneficiadas as instituições Partilhar, Salve Sertão, Amor e Esperança, Lar de Jesus, Amar, Pereirinha, Casa da Rocha, Doe Amor, Instituto Gentileza, Idesc e Semente do Amanhã. Todas elas são cadastradas no Transforma Recife.

O Transforma Recife é uma ação pioneira e acontece através de um site que funciona como uma rede social, com um sistema que cruza os perfis de interesse. Cidades de várias partes do Brasil já demonstraram interesse pelo programa pedindo informações para a Prefeitura. No Transforma Recife, os voluntários realizam o cadastro incluindo preferências de atuação, localização, horários e causa ideal, com as diversas oportunidades de voluntariado. Já as entidades se inscrevem informando as necessidades para ampliarem ou desenvolverem melhor os trabalhos. Em seguida é feito o cruzamento dos dados para que os voluntários e instituições sejam aproximados.
PROGRAMA – O público em geral pode se cadastrar na plataforma digital do programa através do site www.transformarecife.com.br. É possível também realizar a inscrição na sala física do projeto. O espaço já está funcionando na Rua do Bom Jesus, n° 180, das 9h às 12h e das 15h às 17h.