NOTÍCIAS

Saúde | 16.10.15 - 09h38

Mamógrafo da Prefeitura do Recife oferece exames na Boa Vista e no Coqueiral

Até o fim deste mês, duas localidades recebem o mamógrafo por dia

 

Nesta quinta-feira (15), o caminhão do mamógrafo móvel esteve na Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, e recebeu mulheres de 50 a 69 anos para fazer a mamografia. Ao longo do dia, foram realizados 35 exames no local. O mamógrafo também visitou hoje a Unidade de Saúde da Família Coqueiral. Durante este mês, o caminhão visitará duas localidades por dia. Além do mamógrafo, ações de prevenção também estão sendo realizadas dentro do Outubro Rosa.

A diarista Edna Barbosa tem 50 anos e fez a sua primeira mamografia. Os dois irmãos dela já tiveram câncer, e, por isso, ela tem mais cuidado. “As pessoas pensam que é um bicho de sete cabeças, mas não é. Se prevenir é importante para descobrir e tratar logo”, disse Dona Edna.

Já a aposentada Zélia Brito perdeu uma irmã com câncer e agora não se descuida. “Esse foi o terceiro exame que já fiz e não foi difícil, no início achei estranho, mas logo me acostumei e hoje digo que é uma bobagem esse medo que as pessoas têm porque a mamografia é de extrema necessidade”, afirmou Dona Zélia.

Calendário - Nesta sexta-feira (16), os mamógrafos móveis estarão no PSF Coelhos II, na Rua Dr. José Mariano, 699 e no Centro de Saúde Romildo Gomes, que fica na Rua Jalisco, s/n, na Imbiribeira, por trás do Geraldão.