NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 16.10.15 - 13h13

Prefeitura reforça quadro de profissionais na Rede Municipal de Saúde

img_alt

Prefeito Geraldo Julio recebeu nesta sexta-feira (16) os aprovados no concurso da Secretaria de Saúde que atuarão nas unidade de saúde do município. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Prefeitura do Recife nomeou, na manhã desta sexta-feira (16), 116 profissionais de saúde aprovados em concurso público. Os novos servidores deverão assumir os cargos nas unidades de saúde do Recife ainda este ano e foram recebidos pelo prefeito Geraldo Julio para as boas vindas. Com isso, a rede municipal de saúde receberá um reforço de médicos, dentistas, auxiliares e técnicos de Saúde Bucal e agentes comunitários de saúde. Os nomes dos profissionais já foram publicados no Diário Oficial do município.

O prefeito ressaltou que apesar do momento difícil da economia, a gestão está investindo na contratação de novos profissionais. “O Brasil está passando por um momento difícil e as prefeituras pelo país estão com dificuldades, inclusive reduzindo atendimento. Nós estamos contratando profissionais de saúde em várias áreas, como médicos, dentistas, auxiliares, agentes comunitários, para prestarem atendimento à população do Recife. A saúde é uma prioridade. O dinheiro é curto, mas estamos investindo naquilo que é importante para o povo”, disse Geraldo.

O preenchimento das vagas fortalece os recursos humanos da Rede de Saúde, em especial na Atenção Básica do município, com a nomeação de 41 médicos de saúde da família que atuarão também em novas unidades de saúde que estão sendo construídas nesta gestão, melhorando ainda mais o atendimento à população do Recife. "Nós temos um desafio de ficar ofertando um serviço de qualidade para a população do Recife e essas nomeações vão reforçar este trabalho para que a gente possa manter esse nível de atendimento", explicou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. 

Entre os novos profissionais estão 66 médicos, sendo 41 para Equipes de Saúde da Família, 12 clínicos gerais plantonistas, 10 ginecologista obstetras plantonistas, um obstetra diarista e dois proctologistas para substituir contratos temporários. Também foram nomeados sete cirurgiões dentistas, cinco auxiliares de Saúde Bucal, quatro técnicos de saúde bucal, seis técnicos de enfermagem e 28 Agentes Comunitários de Saúde. Os salários variam de R$ 1,6 mil a R$ 13,1 mil.

Uma das médicas nomeadas, Mariane Sabino, demonstrou felicidade em poder trabalhar em uma das áreas que sempre quis atuar. “Me sinto feliz em poder prestar no futuro esta assistência à população do Recife. Vou poder atuar na área de Saúde da Família, que sempre me atraiu bastante, desde a época da faculdade”, contou. “Também estou muito feliz em ser chamada nesse momento e ingressar na Prefeitura do Recife como servidora pública”, acrescentou. Os nomeados têm 30 dias para apresentar a documentação e tomar posse. Os profissionais serão alocados em unidades de saúde assim que o processo estiver concluído.

Aliado à ampliação do quadro de pessoal, a gestão está investindo na requalificação das unidades existentes, que já somam 55 prédios entregues totalmente reformados, com novos equipamentos e mobiliários para garantir a qualidade do serviço para usuários e para a atuação dos profissionais. "Esses investimentos têm ainda o olhar da qualificação dos profissionais. A Prefeitura da Cidade do Recife promoveu nesses quase três anos para os trabalhadores de saúde: 61 cursos que foram ofertados a 9.635 profissionais e a participação de 1.350 servidores em 83 congressos e eventos científicos. Isso revela a importância que é dada à formação e qualificação dos profissionais, consequentemente a oferta de um melhor serviço à população", reforça Correia. 

RECURSOS HUMANOS – De 2013 até agora, foram nomeados 1424 trabalhadores de Saúde. Entre eles, 508 médicos, 376 agentes comunitários de saúde e 184 agentes de saúde ambiental e controle de endemias.